Página principal
01-01-2017

Pronunciamentos por Vereador

Marcelo Lanzarin (Podemos) – Presidente

  • lanzarin2016

    Histórico

    O vereador Marcelo Lanzarin é brasileiro, natural do Rio de Janeiro, formado em medicina pela Universidade Federal de Santa Maria-RS.
    Em Blumenau, atuou como médico na rede municipal de saúde, como coordenador das unidades de saúde, gerente de atenção básica e diretor de ações em saúde. Em 2009 assumiu o cargo de secretário de saúde e tornou pública a fila de espera de cirurgia de média complexidade.
    Hoje Blumenau é o único município do Brasil que permite ao usuário do SUS acompanhar pela internet sua posição na fila de cirurgia. Implantou também a gerência de planejamento e captação de recursos, que em quatro anos cadastrou mais de dez milhões de reais em projetos no Fundo Nacional de Saúde. Isso permitiu a aquisição de novos equipamentos, renovação da frota de veículos e reforma em implantação de novas unidades de saúde.
    Como vereador pretende ampliar o debate sobre as questões da saúde, tornar pública a fila de espera para exames de alta complexidade e consultas, além de continuar a discussão sobre o plano de carreira dos servidores da saúde, e ampliar o benefício do adicional de função para os demais membros da equipe de estratégia de saúde da família.

Pronunciamentos


30/10/2018

O vereador Marcelo Lanzarin (MDB) levantou sua preocupação com relação ao sistema adotado pelo Estado referente à pesquisa da fila dos pacientes que estão aguardando por uma cirurgia ou por um exame de especialidade pelo SUS. Ele fez seu apelo direcionado ao vereador Ricardo Alba (PSL), eleito deputado estadual e que terá grande representatividade junto ao governador eleito do mesmo partido, Comandante Moisés. Lanzarin explicou que Blumenau foi pioneiro no Brasil ao tornar pública a fila de espera por cirurgia, com o objetivo de tornar o processo mais transparente, podendo ser acompanhado pela comunidade. No entanto, disse que o Estado permite que qualquer pessoa, com a inserção do CPF, poderá verificar quem faz parte do sistema. Afirmou que é favorável à adoção desse sistema, mas que é preciso a adoção de um filtro a fim de não expor as pessoas que aguardam por um procedimento. Exemplificou que um empresário poderá saber se o entrevistado a uma vaga de emprego está nessa fila e enfatizou que da forma como está, o sistema estadual é invasivo e expõe as pessoas, e totalmente contrário ao sigilo médico-paciente.

Fonte: Assessoria de Imprensa CMB Foto: Rafael Carrasco CMB


Histórico de Pronunciamentos do vereador: