Página principal
27-05-2013

Comunicação

Sessões Solenes

  • solenes_18

    Momento especial em que a Câmara Municipal de Blumenau reconhece o valor de empresas, instituições e personalidades cuja grandeza e mérito têm contribuído, significativamente, em favor dos blumenauenses ou mesmo em prol do Município de Blumenau. Acompanhe, a seguir, as principais Sessões Solenes da Casa Legislativa.

Vídeos


06/03/2020 / Câmara homenageia Rotary Internacional pelos 115 anos de fundação

A Câmara de Vereadores realizou na noite de quinta-feira (5) uma sessão solene em comemoração aos 115 anos de fundação do Rotary Internacional. A solenidade, que aconteceu no Plenário da Casa legislativa, foi proposta pelo vereador Bruno Cunha (PSB), e aprovada por todos os parlamentares.

A homenagem contou com a presença do Governador do Distrito 4652, Helvino Willsmann, da Governadora Assistente da Área 4 do Distrito 4652, Marlies Müller, e do Governador Assistente da Área 3 do Distrito 4652, Eduardo Pfützenreuter, que compuseram a mesa dos trabalhos, presidida pelo vereador proponente. Também se fizeram presentes alguns presidentes dos Clubes Rotary e Rotaract instituídos em Blumenau.

O vereador Bruno Cunha disse que sentiu muito feliz por atender ao pedido de muito amigos para que a Câmara realizasse a homenagem em comemoração ao aniversário de 115 anos do Rotary Internacional. Comentou que igual inciativa estava sendo realizada em muitos outros municípios durante o ano.

Ele, que é rotariano, destacou que o Rotary faz a diferença no cotidiano das cidades e na vida das pessoas, através de seus projetos, ações e eventos solidários, programas educativos, de meio ambiente e em ações de saúde, entre outros. Afirmou que tem muito orgulho quando em suas visitas comunitárias percebe a presença do Rotary por detrás de alguma benfeitoria ou mudança positiva para uma instituição, comunidade ou pessoa.

“Muitas vezes não temos a noção e a proporção do impacto que essa rede acaba fazendo no dia a dia, nos vários bairros e localidades do nosso município, e as pessoas não tem a compreensão do impacto que essa rede faz na vida das comunidades”, afirmou. Leu o histórico da criação do Rotary e deu algumas explicações sobre a missão do Rotary, destacando que atualmente a organização é composta por mais de um milhão e 200 mil associados. Disse que a iniciativa partiu de um advogado, Paul Harris, em 23 de fevereiro de 1905, em Chicago, reunindo profissionais de diferentes setores dispostos a interagir e fortalecer seus vínculos de amizade e ajudar diferentes comunidades.

Afirmou que o Rotary é uma escola de vida que ensina e recomenda a praticar a ética, a cidadania, a amizade o companheirismo e tudo de bom que enobrece e dignifica o homem em busca da paz através do servir. Destacou os programas e as ações rotarianas pelo mundo inteiro, como a promoção da paz, a promoção da saúde e ao apoio à educação, entre outros.

Ressaltou que as instituições não existem por si só, são formadas por pessoas, por cada um de nós. E cabe a cada um de nós a responsabilidade de fazer a diferença, de darmos a nossa contribuição, de lembrarmos sempre que o universo é grande demais e muito maior que a nossa realidade e que a gente tem a responsabilidade e a possibilidade de intervir no mundo. “Quero muito agradecer e parabenizar a cada rotariano e pessoa envolvida e tenho muito orgulho de fazer parte dessa instituição e muito orgulho de ver por onde passo as transformações que o Rotary faz”, finalizou, afirmando que em Blumenau há inúmeros exemplos de intervenção do Rotary.

Em seguida Bruno Cunha entregou uma moção de louvor ao Governador do Distrito 4652 para marcar a homenagem.

Na sequência alguns presidentes e representantes dos Rotary e dos Rotaract de Blumenau usaram a tribuna para falar da importância das atividades desenvolvidas na cidade: Christa Schuetz, representando a presidente Angela Morastoni do Rotary Club de Blumenau – Oeste, Celso Frederico Lobe, presidente do Rotary Club de Blumenau - Garcia, Carlos Heinz Hoffmann – Presidente do Rotary Club de Blumenau – Victor Konder, Marcos Vinicius de Carvalho Ribeiro – Presidente do Rotary Club de Blumenau Fritz Müller, Viviane Kirchner, presidente do Rotaract Club de Blumenau; e Gabriel Cristofolini, presidente do Rotaract Club Blumenau Munique. Também acompanharam a solenidade o presidente do Rotary Club de Blumenau, Arturo Broering, e o presidente do Rotary Hermann Blumenau, Raulino Rotermel.

Representando a presidência da Comissão de Serviços Internacionais do Distrito 4652, Cesar Arruda, destacou que o Rotary nesses 115 anos realizou muitas ações e projetos que fizeram a diferença na vida de muitas pessoas. Assinalou que tanto um projeto de grande magnitude ou um de pequeno alcance tem a mesma importância porque modifica a situação de alguém na sociedade. “Desde a campanha da poliomelite até aquela cadeira de rodas que nós oferecemos aos que necessitam, tudo faz a diferença para alguém”, reforçou.

O Governador Assistente da Área 3 do Distrito 4652, Eduardo Pfützenreuter, disse que considera um dos lemas mais importantes do Rotary o seguinte: “Viver Rotary é transformar vidas”. Afirmou que certamente todos os rotarianos foram impactados pela transformação que o Rotary proporcionou em suas vidas. Reforçou as palavras do vereador Bruno Cunha garantindo que em muitas comunidades de Blumenau há transformações realizadas pelo Rotary.

A governadora assistente da Área 4 do Distrito 4652, Marlies Müller, ressaltou que o Rotary, além de desenvolver diversos projetos humanitários em todo o mundo, também atua fortemente no treinamento e na capacitação de jovens e de líderes. Destacou os projetos educacionais para estudantes e profissionais de pós-graduação desenvolvidos nas universidades do Rotary para a promoção da paz e os programas de intercâmbios. Disse que são programas que representam um marco definitivo na vida pessoal e profissional dos jovens, de suas famílias e de suas comunidades.

O Governador do Distrito 4652, Helvino Willsmann, fez o pronunciamento final. Ele salientou que 115 anos é uma idade secular e que o Rotary vem se mantendo nesses anos todos acompanhando, evoluindo e se adaptando conforme a necessidade exige em seus diferentes momentos de caminhadas. Afirmou que esse processo tem dado muito certo e assegurou que o segredo para essa sustentabilidade está na formação do quadro associativo da organização. “O quadro de associados é o nosso maior patrimônio”, ressaltou, admitindo que as pessoas são escolhidas obedecendo critérios como liderança, ética, profissionalismo, disposição, ação e outros mais. “Esse conjunto todo se transforma em sustentabilidade”.

Disse que os rotarianos para se manterem atualizados são induzidos a acompanhar a evolução e que a capacidade de aceitar essa evolução é com certeza o maior valor da organização. Também ressaltou que os valores do Rotary – integridade, diversidade, companheirismo, serviços e liderança, se mantém imutáveis ao logo desses 115 anos.

“O objetivo do Rotary é estimular e fomentar o ideal de servir sob o lema máximo da nossa organização, que é dar de si antes de pensar em si ou ainda mais se beneficia quem mais serve”, pontuou.

Explicou o lema da gestão atual “Rotary é a conexão do mundo”. Disse que a palavra conexão é a palavra da década e é a versão moderna de companheirismo. Encerrou seu pronunciamento agradecendo a homenagem e disse que quer reconfirmar o compromisso do Rotary de continuar a servir a comunidade com projetos e ações. Presenteou a Câmara Legislativa com uma flâmula do banner da governadoria distrital.

A solenidade será reprisada pela TVL, no próximo sábado (7), às 21h15min, no canal 14 da NET. Também ficará disponível no site da Câmara: camarablu.sc.gov.br.

Fonte: Assessoria de Imprensa CMB Fotos: Lucas Prudêncio | Imprensa CMB


Outros Vídeos: