Página principal

Símbolos de Blumenau

  • Bandeira

    Bandeira de Blumenau

    Pela Lei nº 1.287, de 20 de novembro de 1964 foi instituída a Bandeira de Blumenau que, juntamente com o brasão adotado pela Lei nº 19, de 1o de junho de 1948, passou a ser símbolo do Município.

    Desde 1998 a Bandeira do Município foi instituída como marca oficial, única e exclusiva, de uso obrigatório nos veículos de propriedade do Município e em todos os materiais publicitários de divulgação das atividades da Administração Pública Municipal, Direta e Indireta, veiculados na imprensa escrita e televisionada e expostos em painéis ou “outdoors”, ficando expressamente vedado o uso de qualquer expressão ou símbolo relacionados a partidos políticos ou campanhas eleitorais político-partidárias, ou identificadores de administração transitória do Município. A determinação é regida pela Lei nº 4964/98.

    A Bandeira consiste em campo de quatro listras vermelhas e três brancas, em sentido horizontal, tendo ao centro, sobreposto a uma esfera amarela, o brasão do Município, em suas cores oficiais.

    O significado das cores vermelha, branca e amarela refere-se  a coloração das fitas e laços, com os quais as mulheres blumenauenses enfeitaram a bandeira imperial levada pelos 56 soldados voluntários na guerra do Paraguai, em 1865.

    Brasão

    Brasão de Blumenau

    Foi adotado por lei de 1936, e após um período de proibição constitucional teve o uso  restabelecido pela Lei Municipal nº 19, de 21 de junho de 1948. O Brasão de Blumenau foi idealizado pelo historiador Afonso d’ Escragnolle Taunay.

    De acordo com a legislação vigente no município, o escudo deverá ser usado em todos os papéis, talões, selos e placas, tanto da Prefeitura como da Câmara Municipal.

    Hino de Blumenau

    Assista o vídeo produzido pela TV Legislativa

     Letra

    Blumenau, tens o nome do primeiro

    Que chegou e desbravou tuas riquezas
    Que tanto trilhou os teus caminhos
    E sempre preservou tuas belezas

    O progresso mora aqui
    Blumenau, és razão de viver
    O teu nome tem história
    Blumenau, nunca vou te esquecer
    O teu nome tem história
    Blumenau, nunca vou te esquecer

    Cidade de Nobre arquitetura
    Desenhada pelo leito do teu rio
    O verde que cobre esta pintura
    Faz de ti patrimônio do Brasil

    O orgulho faz do peito moradia
    Dos que amam esta terra abençoada
    Cidade jardim da alegria
    No teu povo a beleza está plantada

    Letra: Márcio Volkmann

    Música: Edson Luis da Silva

    Lei Ordinária 5.514/00

    Baixe o hino de Blumenau

    Versão Vocal

    Versão Coral