Página principal
01-01-2017

Pronunciamentos por Vereador

Marcelo Lanzarin (Podemos) – Presidente

  • lanzarin2016

    Histórico

    O vereador Marcelo Lanzarin é brasileiro, natural do Rio de Janeiro, formado em medicina pela Universidade Federal de Santa Maria-RS.
    Em Blumenau, atuou como médico na rede municipal de saúde, como coordenador das unidades de saúde, gerente de atenção básica e diretor de ações em saúde. Em 2009 assumiu o cargo de secretário de saúde e tornou pública a fila de espera de cirurgia de média complexidade.
    Hoje Blumenau é o único município do Brasil que permite ao usuário do SUS acompanhar pela internet sua posição na fila de cirurgia. Implantou também a gerência de planejamento e captação de recursos, que em quatro anos cadastrou mais de dez milhões de reais em projetos no Fundo Nacional de Saúde. Isso permitiu a aquisição de novos equipamentos, renovação da frota de veículos e reforma em implantação de novas unidades de saúde.
    Como vereador pretende ampliar o debate sobre as questões da saúde, tornar pública a fila de espera para exames de alta complexidade e consultas, além de continuar a discussão sobre o plano de carreira dos servidores da saúde, e ampliar o benefício do adicional de função para os demais membros da equipe de estratégia de saúde da família.

Pronunciamentos


04/06/2019

O presidente da Casa, vereador Marcelo Lanzarin (MDB), pediu apoio de todos os vereadores que tem contato com os representantes da região em Brasília para auxiliarem na marcação de uma reunião com o Ministério da Saúde. Explicou que é urgente que o Ministério reavalie o teto de recursos financeiros repassados aos prestadores dos serviços, especialmente aos hospitais, no que se refere aos atendimentos de média e alta complexidade. Exemplificou que na área de oncologia, são realizados mais de mil atendimentos, além do que está pactuado no Sistema Único de Saúde. Disse que ele mesmo já tem buscado junto aos representantes da região uma pauta junto ao Ministério da Saúde. Afirmou que a condição está insustentável e que atualmente quanto mais os hospitais atendem pelo SUS mais prejuízos e dificuldades eles têm para gerir as suas contas. Comentou que tem acompanhado os problemas de obras inacabadas na cidade e ponderou que muitas vezes são situações que fogem ao controle do Executivo, principalmente no que diz respeito à contratação de empresas via licitação. Também anunciou que no próximo dia 9 haverá uma divulgação sobre a hipertensão pulmonar, considerada uma doença rara e pouco conhecida. Assinalou que está em contato com a Furb e com o Hospital Santa Isabel tratando sobre a instalação de um ambulatório de doenças raras que são de difícil diagnóstico.

Fonte: Assessoria de Imprensa CMB Foto: Lucas Prudêncio | Imprensa CMB


Histórico de Pronunciamentos do vereador: