Página principal
01-01-2017

Pronunciamentos por Vereador

Marcelo Lanzarin (Podemos) – Presidente

  • lanzarin2016

    Histórico

    O vereador Marcelo Lanzarin é brasileiro, natural do Rio de Janeiro, formado em medicina pela Universidade Federal de Santa Maria-RS.
    Em Blumenau, atuou como médico na rede municipal de saúde, como coordenador das unidades de saúde, gerente de atenção básica e diretor de ações em saúde. Em 2009 assumiu o cargo de secretário de saúde e tornou pública a fila de espera de cirurgia de média complexidade.
    Hoje Blumenau é o único município do Brasil que permite ao usuário do SUS acompanhar pela internet sua posição na fila de cirurgia. Implantou também a gerência de planejamento e captação de recursos, que em quatro anos cadastrou mais de dez milhões de reais em projetos no Fundo Nacional de Saúde. Isso permitiu a aquisição de novos equipamentos, renovação da frota de veículos e reforma em implantação de novas unidades de saúde.
    Como vereador pretende ampliar o debate sobre as questões da saúde, tornar pública a fila de espera para exames de alta complexidade e consultas, além de continuar a discussão sobre o plano de carreira dos servidores da saúde, e ampliar o benefício do adicional de função para os demais membros da equipe de estratégia de saúde da família.

Pronunciamentos


16/05/2019

O presidente da Casa, Marcelo Lanzarin (MDB), comentou sobre o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado no dia 18 de maio. Referiu-se ao evento referente ao tema realizado no Teatro Carlos Gomes, nessa quinta-feira (16), promovido pela Secretaria Municipal de Saúde e pela ONG “Enlouquecer”, que apoia pacientes dos CAPS. Disse que o evento reuniu familiares e usuários do SUS, e que contou também com a parceria da FURB. Explicou que a luta anticomanicomial ganhou referência com a lei aprovada em 2001 determinando a extinção dos hospitais psiquiátricos do Brasil. Disse que a sociedade precisa deixar de ver o louco como incapaz e perigoso e que o remédio não é o único tratamento, pois esses pacientes precisam de respeito. Afirmou que o isolamento desses pacientes não é uma forma de tratamento. Falou também da reforma administrativa apresentada pelo prefeito Mário Hildebrandt na sessão dessa quinta-feira (16). Destacou que haverá um retorno muito positivo para o município com as propostas apresentadas e destacou que a partir da reforma os cargos de gerência na Secretaria de Saúde serrão ocupados somente por servidores de carreira.

Fonte: Assessoria de Imprensa CMB Foto: Lucas Prudêncio | Imprensa CMB


Histórico de Pronunciamentos do vereador: