Página principal
27-05-2015

Câmara Mirim encerra ciclo de palestras nas escolas em parceria com o Movimento Maio Amarelo de SC

  • A Câmara Mirim de Blumenau, em parceria com a coordenação do Movimento Maio Amarelo em Santa Catarina, promoveu, durante duas semanas, um ciclo de palestras com o tema “Autocuidados no Trânsito e Formação de Alunos Multiplicadores”, destinadas aos estudantes de seis escolas do município, algumas representadas pelos vereadores mirins. As palestras foram ministradas pela educadora de trânsito e coordenadora estadual do movimento, Márcia Pontes.
    O período se encerrou na manhã desta terça-feira (26), com palestras para a pré-escola ao 6º ano e para os alunos do 7º, 8º e 9º ano da Escola Adventista de Blumenau. Além das palestras, foi realizada uma blitz educativa, na Alameda Duque de Caxias (Rua das Palmeiras). Os respectivos alunos entregaram panfletos sobre autocuidados, distribuíram fitilhos amarelos, entre outras ações.
    Segundo a coordenadora estadual do movimento, apesar de esta escola não contar com nenhum vereador mirim em seu quadro de alunos, a parceria foi uma maneira de dar visibilidade para o programa. “Os alunos e os professores puderam conhecer a Câmara Mirim. Os educadores puderam orientar os estudantes a participarem. O foco da ação foi chamar atenção da sociedade para a vida”.
    O tema abordado nas palestras foi o mesmo em todas as escolas, o que mudou foi a forma de apresentação. A novidade foram as fotos apresentadas de pontos críticos no trânsito, no entorno de cada escola, que podem colocar as crianças em risco. Cada apresentação foi adaptada para a região, onde a escola está inserida.
    Além de formar alunos multiplicadores, as palestras tiveram como objetivos evitar acidentes entre os escolares, principalmente atropelamentos entre crianças, incentivar o professor a trabalhar o tema trânsito, durante o ano inteiro, em todas as disciplinas, de forma interdisciplinar. Outra intenção foi estimular o gestor/diretor da escola a apoiar o trabalho do professor e a incluir o tema trânsito e segurança no Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola.
    Aproximadamente 3 mil crianças receberam dicas de autocuidados para evitar acidentes, conheceram as principais placas de trânsito, aprenderam mais sobre o objetivo do movimento e quais são os fatores pontencializadores de acidentes de trânsito, entre outras questões.
    A vereadora mirim Fernanda Samara Dias Vaz, representante da Escola Básica Municipal Alberto Stein, no bairro Velha, participou das palestras. Disse que os ensinamentos recebidos serviram como formação de futuros motoristas e na colaboração para a redução e para zerar o número de mortes no trânsito. Além disso, Fernanda informou que os estudantes receberam formulários de multa moral durante os encontros. “Acabamos disseminando os conhecimentos adquiridos aos pais, e, a cada vez, que eles cometem alguma infração de trânsito, entregamos um formulário, fazendo uma cobrança, seja por meio de um abraço ou passar uma um dia com a família”.
    Márcia apontou a importância do envolvimento dos legisladores mirins nessas atividades do Movimento Maio Amarelo. “O vereador mirim é o interlocutor entre a escola e a sociedade. O Maio Amarelo, como movimento internacional, precisa chegar até os alunos. Nesse quesito, os legisladores mirins têm papel fundamental, pois estão presentes nesse universo que precisa ser atingido. É um aprendizado que a criança vai levar para a vida inteira, podendo ser uma multiplicadora do conhecimento com familiares, pais e amigos”.
    Ela classificou a parceria com a Câmara Mirim como uma das mais fortes e valiosas já estabelecidas. “Dessa forma, pudemos visitar aquelas que mais precisam de educação para trânsito: as crianças”.
    A palestrante
    Márcia Pontes é educadora de trânsito e coordenadora do Movimento Maio Amarelo em Santa Catarina. Ela é graduada em Segurança no Trânsito pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Possui Pós-Graduação em Planejamento e Gestão de Trânsito pela Unicesumar. Também representa o Observatório Nacional de Segurança Viária em Blumenau e Santa Catarina. Trabalha com educação para o trânsito desde 2000, de forma voluntária e sem vinculações partidárias. Faz palestras pelo Brasil e seu trabalho é conhecido em mais de 135 países.
    Confira as escolas que participaram e as fotos das palestras:

    Escola Básica Municipal Alberto Stein
    Escola de Educação Básica Coronel Christiano Feddersen
    Escola Básica Municipal Machado de Assis
    Escola de Educação Básica Júlia Lopes de Almeida
    Escola Básica Municipal Professor Oscar Unbehaun
    Escola Adventista

      Veja também os materias utilizados em cada uma das palestras:
    Fotos: Câmara Mirim de Blumenau | Divulgação 
    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB