Página principal
21-08-2013

Câmara discute alternativas para combater os maus-tratos aos animais em reunião pública

  • animaisprotecao

    A Câmara de Vereadores de Blumenau realizou na tarde desta quarta-feira (21) uma reunião pública para discutir questões relativas ao bem-estar animal e controle de zoonoses no Município. O encontro, que atendeu requerimento dos vereadores Célio Dias (PR) e Robinsom Soares, o Robinho (PSD), trouxe para o plenário do Poder Legislativo representes da Diretoria de Bem-estar Animal, da Secretaria de Saúde, da Cidasc e de ONGs de proteção aos animais.

    LEIA TAMBÉM: Representantes de entidades comentam a reunião pública para combater os maus-tratos aos animais

    Robinho abriu a reunião pública explicando os objetivos dos trabalhos. Afirmou que o encontro não teve qualquer relação político-partidária, mas com uma causa importante, que é a proteção e o respeito para com os animais. “A ideia é discutir e trazer a público as dificuldades enfrentadas diariamente pelas entidades e pessoas envolvidas com o problema de maus-tratos e abandono dos animais, principalmente”.

    O vereador disse que a Câmara precisa conhecer melhor os problemas e as demandas, assim elaborar leis para a formulação de políticas públicas para o setor. “Não devemos apenas confrontar, mas compartilhar as angústias das ONGs e das pessoas que se dedicam à causa”, argumentou, indagando qual o cronograma para a conclusão das obras do Centro de Zoonoses de Blumenau.

    Célio Dias disse que a Câmara de Vereadores tem o papel de elaborar leis e de fiscalizar o cumprimento delas no município. Lembrou que, por iniciativa dele, o Poder Legislativo aprovou a lei que proíbe a apresentação de animais em circo na cidade. Pediu sugestões da população para propor leis que ajudem a proteger os animais. “Usem este parlamento como uma ferramenta a favor da comunidade. Vamos fazer Blumenau ser conhecida nacionalmente como a cidade que trata bem”, conclamou.

    O vereador Adriano Pereira (PT) prabenizou as ONGs pelo trabalho e reforçou a importância de uma estrutura para recolher, tratar e cuidar dos animais. “A Diretoria do Bem-estar Animal foi o primeiro passo, importante, mas é preciso avançar. A Câmara pode contribuir, criando leis que visem a implementação de uma política pública para o setor”, frisou. O vereador Mário Hildebrandt (PSD) disse que a reunião pública foi “positiva” pela importância do assunto, reforçando a necessidade de se investir na conscientização das pessoas para se evitar a violência contra os animais. Assim como os demais vereadores, se colocou à disposição das ONGs.

    O presidente da Câmara de Vereadores, Vanderlei de Oliveira (PT), disse que espera que a reunião pública possa surtir os efeitos desejados. Agradeceu a participação de todos e colocou a estrutura da Casa à disposição das ONGs e das entidades. Como encaminhamento foi proposta uma moção ao Congresso Nacional para penas mais rigorosas para quem maltrata animais e a busca de mais recursos para o setor. Vanderlei revelou que está elaborando um projeto de lei para regulamentar os canis e gatis particulares em Blumenau.

     

    Foto: Denner William/Agência Câmarablu 

    Fonte: Assessoria de Imprensa