Página principal
13-09-2017

Vila Itoupava recebe sessão itinerante da Câmara de Vereadores

  • sessao_itinerante13set17_1

    A Câmara de Vereadores de Blumenau realizou uma Sessão Itinerante na Vila Itoupava na noite desta quarta-feira (13), na Sociedade Recreativa Desportiva Serrinha. Onze vereadores estiveram presentes, entre eles o presidente Marcos da Rosa (DEM), o vice-presidente Almir Vieira (PP), o segundo secretário Zeca Bombeiro (SD) e os vereadores Adriano Pereira (PT), Alexandre Matias (PSDB), Ito (PR), Jovino Cardoso (DEM), Jens Mantau (PSDB), Oldemar Becker (DEM), Ricardo Alba (PP) e Sylvio Zimmermann (PSDB).

    O evento foi proposto por requerimentos dos vereadores Jens Mantau e Sylvio Zimmermann, e aprovado por todos os parlamentares. Moradores da Vila Itoupava, representantes de conselhos comunitários e demais autoridades municipais estiveram presentes, entre eles o intendente da Vila Itoupava, Erno Bublitz, e Leandro da Silva, diretor de controle interno do gabinete do prefeito, que representou o chefe do Poder Executivo.

    Na tribuna livre, o intendente da Vila Itoupava, Erno Bublitz, ressaltou que esta quarta-feira foi um dia especial, com convênios e ordens de serviços assinados. Assinalou a importância da política para a vida da população. “O dia a dia das pessoas, seja nas escolas, no comércio ou na indústria, está ligado à política, mas ela tem que ser honesta e respeitando o ser humano”, disse, relatando a articulação política que recentemente impediu que a agência dos Correios na Vila Itoupava fosse fechada. Também convidou a população para o desfile da Oktoberfest que será realizado na Vila, no dia 8 de outubro.

    Leandro da Silva, diretor de controle interno do gabinete do prefeito, frisou o respeito do Poder Executivo pela Câmara de Vereadores e reconheceu o trabalho dos parlamentares. Citou diversas melhorias feitas na cidade que foram aprovadas pelos vereadores na forma de projetos de lei, como a ampliação da fibra ótica que garantiu mais quatro pontos de internet do Blumenau Conecta na Vila Itoupava; o convênio que garantiu o transporte dos alunos da Vila Itoupava até a APAE, o aumento do repasse mensal ao Hospital Misericórdia e a implantação da emissão da carteira de identidade na intendência da Vila Itoupava, aprovada em tempo recorde. “Se a prefeitura conseguiu avançar em muitos pontos, foi com a colaboração da Câmara de Vereadores. Essa convivência harmoniosa entre os poderes é salutar para o desenvolvimento da cidade”, avaliou.

    O presidente do Conselho de Desenvolvimento da Vila Itoupava (Comdevi), Ingobert Falk, relatou a atuação e os participantes do Comdevi, que comemorou o 17º aniversário nesta quarta-feira (13). Disse que a data foi comemorada de forma especial com a transferência da sede da prefeitura para a Intendência da Vila Itoupava e a realização da sessão itinerante da Câmara Municipal. Ao final, agradeceu a todos os presidentes e conselheiros que já passaram pelo Comdevi e que levaram muito desenvolvimento à região.

    Gilbran Reis, coordenador da EEB Cel. Pedro Christiano Feddersen, parabenizou a iniciativa de descentralizar as reuniões da Câmara de Vereadores. Ele ressaltou a importância da realização do evento, que foi assistido por alunos do segundo ano do ensino médio do educandário. “Essa é uma oportunidade de os alunos conhecerem o funcionamento do Poder Legislativo municipal, uma das instituições essenciais para o funcionamento da democracia e do município”.

    Liomar Pagel, representante do conselho de administração do Hospital Misericórdia da Vila Itoupava, assinalou que 90% dos atendimentos realizados no hospital são através do Sistema Único de Saúde. Ele ainda comemorou o anúncio do aumento de R$ 10 mil no valor da subvenção mensal repassada pelo governo municipal ao hospital. “Sem a parceria das secretarias municipal e estadual de saúde esse trabalho seria inviável. Agradecemos o apoio da Câmara e da prefeitura municipal, e esperamos que esse ciclo de ações continue”.

    Os vereadores também utilizaram a tribuna para fazerem seus pronunciamentos. Seguindo o Regimento Interno da Câmara, não houve votação da ordem do dia na sessão itinerante. A próxima sessão ordinária da Câmara Municipal acontece nesta quinta-feira (14), às 15 horas, no Plenário.

    A sessão itinerante foi gravada e será exibida durante a programação da TV Legislativa, nos canais 16 da NET e 19 da BTV.

    Pronunciamentos

    Adriano Pereira (PT)
    O vereador Adriano Pereira (PT) destacou como foi importante o envolvimento e as presenças de vários segmentos da comunidade na sessão, pois foi uma forma de conhecerem mais sobre a política. Disse que tudo gira em torno dela e ela que acaba refletindo diretamente no dia a dia da população. Apontou algumas características positivas da Vila Itoupava, que é referência para a cidade e para toda a região. Destacou as atrações turísticas, as belezas do bairro e enalteceu a recepção e acolhimento do povo que vive lá, porém também apontou as necessidades daquela região. “Eu, sempre que possível, tenho conversado com as famílias para conhecer as necessidade e carências dessa comunidade, a fim de reivindicar ao Executivo municipal e fiscalizar. A Vila Itoupava é um dos bairros da cidade mais carentes em relação às obras de infraestrutura, tendo um dos maiores números de ruas não pavimentadas, além da falta de vagas em creches”, apontou, elencando algumas dessas vias pendentes”. Por fim, também informou do repasse anual de recursos do deputado federal Décio Lima para o Hospital Misericórdia e destacou o trabalho do Conselho de Desenvolvimento da Vila Itoupava (Comdevi).

    Zeca Bombeiro (SD)
    O parlamentar Zeca Bombeiro (SD) disse que possui um grupo de amigos da Alemanha que sempre que vem a Blumenau visitam a Vila Itoupava. Destacou que a região é a tradição germânica do município, pois é onde estão os descendentes de alemães. Parabenizou aquela comunidade e informou que juntamente com os demais vereadores, está reivindicando junto ao comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar de Blumenau, tenente-coronel Jefferson Schimidt e ao Governo do Estado para que a região Norte da cidade tenha uma companhia com mais viaturas e efetivos. Ressaltou as carências da segurança pública em geral, inclusive destacando os casos de roubos e furtos na Itoupava Central e Vila Itoupava. Por fim, ressaltou o trabalho e os resgates do helicóptero Arcanjo 3, do Corpo de Bombeiros de Blumenau.

    Ailton de Souza (PR)
    O vereador Ailton de Souza (PR), o Ito, disse que foi um prazer estar presente na sessão. Cumprimentou o gabinete do prefeito Napoleão Bernardes (PSDB) pelas ações públicas desenvolvidas durante o dia na Vila Itoupava e também a comunidade que prestigiou as atividades. Apontou que desde 2010, ele vem visitando a região da Vila Itoupava e ouvindo os relatos e reivindicações dos moradores. Reconheceu a falta de orçamento para a Intendência e pediu o atendimento das reivindicações dos agricultores da região. Por fim, lembrou de um abaixo-assinado que começou em 2015, pedindo a instalação de antenas naquela localidade.

    Almir Vieira (PP)
    O vice-presidente da Câmara, vereador Almir Vieira (PP) anunciou que foi uma honra prestigiar a sessão itinerante e parabenizou os parlamentares proponentes. O seu discurso foi direcionado para os jovens que estavam presentes naquele momento. Lembrou da época em que estudava noções cívicas e morais na escola. Apontou que a juventude atual não tem mais a participação política como antigamente. “A política faz parte do dia a dia da população e está ligada com o bem comum, buscando os anseios do povo nas diversas áreas. O significado de política deve ser tratado na íntegra. Os jovens não devem prestar atenção somente no que a mídia retrata sobre a política, mas sim nos livros e na história do Brasil para que possam debater nos seus ambientes”, apontou, parabenizando os professores e os jovens presentes. Opinou dizendo que são os educadores que têm como papel mostrar como a política pode mudar a vida da população, por meio do conhecimento e da união de esforços.

    Ricardo Alba (PP)
    O parlamentar disse que foi uma honra estar presente na sessão. Destacou que foi um prazer discorrer sobre o trabalho desenvolvido na Câmara de Vereadores, mas acima de tudo reforçar para a comunidade de jovens e estudantes presentes a importância de se envolverem com a política e com o futuro do país. “Eu convoco vocês a participarem ativamente do cenário político, partidariamente ou não, fiscalizem, cobrem dos vereadores e seus representantes e também vistam a camisa da renovação. A participação começa na comunidade”. Apontou que dessa forma, o país poderá se desenvolver economicamente e socialmente, reforçando as bases democráticas que se quer na política nacional e conseguir construir um país melhor sem corrupção.

    Alexandre Matias (PSDB)
    O vereador Alexandre Matias (PSDB) agradeceu a oportunidade de realizar a sessão itinerante na Vila Itoupava. Parabenizou os servidores da Câmara de Vereadores pela organização do evento. Também saudou os estudantes presentes pela participação na ocasião. Mencionou a importância dos jovens de se inteirar da vida política do município. Complementou que é desta forma que acontecerá uma política diferente da que é vista atualmente. Congratulou os oradores que fizeram uso da tribuna livre. Expressou alegria com a divulgação do aumento de recurso para o Hospital Misericórdia. Acrescentou que em um momento de crise, o compromisso com a população é honrado, através do trabalho sério da administração. Informou que no dia 08 de outubro, no primeiro fim de semana da Oktoberfest, será realizado na Vila Itoupava um desfile da festa. “Isto é a demonstração da importância que a Vila tem para a cidade de Blumenau e para as tradições alemãs”.

    Marcos da Rosa (DEM)
    O presidente Marcos da Rosa (DEM) comentou que o dia foi especial para a população e para os parlamentares. Mostrou satisfação em participar deste momento da política e desenvolvimento municipal. “A Vila Itoupava e a cultura mantida pelas pessoas faz com que seja o cartão postal que é”. Assinalou que se refere não apenas as festas, mas ao trabalho e respeito. Mencionou que este comportamento deve contagiar o restante do país, especialmente no que diz respeito às questões políticas. Opinou que muitos jovens estão avessos a isso devido as notícias negativas que são dadas diariamente. Registrou que é através da boa cultura que se vive na Vila, e levando-a para o restante do Brasil que se pode mudar a realidade nacional. Concluiu que Blumenau tem sido referência em transparência. Acrescentou que não adianta transparência se não houver o acompanhamento das pessoas. Agregou que as pessoas precisam acessar o Portal da Transparência de Blumenau para conhecer as ações da prefeitura. Frisou que é com a união de esforços que se pode construir uma cidade e um país melhor.

    Oldemar Becker (DEM)
    O vereador Oldemar Becker (DEM) agradeceu ao intendente da Vila Itoupava Erno Bublitz pela busca de melhorias para o local. Comentou que a comunidade cobra as melhorias que cada região precisa, e é assim que o parlamentar pode realizar o trabalho. Em outro momento, lembrou que ele é filho de agricultores. Assinalou que a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) cobra R$ 160 para realizar exame nos animais. Lembrou que é cobrado R$ 60 pelo exame de sangue e mais R$ 100 pelo atendimento. Mencionou que não é o melhor valor para um serviço que é solicitado a cada seis meses. Informou que entrou com um projeto de lei para que a Cidasc colabore com a comunidade. “Eu sou filho de agricultor. Nesta região há uma média de 100 agricultores. São eles quem produzem o nosso alimento e, muitas vezes, não são reconhecidos”. Comentou que a agricultura está defasada é precisa de ajuda.

    Jens Mantau (PSDB)
    O vereador Jens Mantau (PSDB) saudou o representante do Executivo e o intendente da Vila Itoupava. Lembrou que nasceu e cresceu na região. Pontuou que há 17 anos entrou com o projeto para começar o Conselho Municipal de Desenvolvimento do Distrito da Vila Itoupava (Comdevi). Cumprimentou todos os presidentes que passaram por lá. Comentou que foram dadas respostas pelo prefeito as demandas do local. Citou as ações da administração para com a região, entre a assinatura da ordem de serviço para a pavimentação de um trecho da rua Braço do Sul, a emissão de Carteiras de Identidade na Intendência da Vila e disponibilização de recursos para a saúde e melhorias na Vila. “Nós precisamos dizer o que está acontecendo, por que muitas vezes há reclamação. Pegar o telefone e ligar para a rádio é muito mais fácil. Estamos aqui para ouvir e servir”.

    Sylvio Zimmermann (PSDB)
    O líder do governo Sylvio Zimmermann (PSDB) saudou a equipe da Câmara Municipal pela realização da Sessão Itinerante. Explicou as prerrogativas básicas do trabalho do vereador: legislar sobre o interesse local, fiscalizar o Executivo e representar a população diante a administração. Lembrou que os parlamentares fazem parte das soluções dos problemas da comunidade. Assinalou que quando propôs o projeto de lei que transfere simbolicamente a sede da administração para outras regiões da cidade, é por que acredita na descentralização do poder para a autonomia das intendências. “O dia de hoje é um momento de reconhecimento da força do trabalho e das tradições local. O Poder Legislativo também faz um esforço para se aproximar das pessoas”. Destacou as ações do Executivo, entre elas as assinaturas das ordens de serviços para melhorias na Vila. Também relatou sua visita a uma escola local e disse que assistiu de uma aula de alemão que era apresentada aos alunos. Viu a importância da educação e do comprometimento do servidor.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Jessica de Morais | Imprensa CMB