Página principal
24-05-2016

Vice-presidente do Geaab pede legislações que acelerem processos de adoção

  • tribuna_livre14maio16

    Iara Parisotto, vice-presidente do Grupo de Estudo e Apoio à Adoção de Blumenau (Geaab) Filhos da Esperança, ocupou a tribuna da Câmara de Vereadores nesta terça-feira (24) para falar sobre o processo de adoção, uma vez que o Dia Nacional da Adoção, assim como o Dia Municipal da Adoção, são comemorados nesta quarta-feira (25).

    Ela explicou que o Geaab realiza mensalmente reuniões entre pais adotivos, pretendentes à adoção e simpatizantes com o objetivo de divulgar a adoção, tirar dúvidas e trocar experiências.

    Agradeceu o apoio dos vereadores que se manifestaram a favor das medidas que visam agilizar os processos de adoção em Blumenau na última semana. Apontou que no Brasil existem, atualmente, 6587 crianças aptas para adoção, sendo que, destas, apenas 16% tem até 4 anos. Assinalou que das 35 mil famílias cadastradas para adoção, 71% quer adotar crianças até 4 anos de idade. Disse que há três anos se pronuncia representando o Geaab, e esse cenário não apresenta mudanças.

    Solicitou que os vereadores levem aos deputados federais e estaduais, também legisladores, a necessidade de rever o processo de adoção. Ressaltou que devido à morosidade, o sistema dá poucas oportunidades às crianças e muitas aos adultos. “Não somos contra o rigor com que são tratados os pretendentes à adoção, mas o mesmo rigor não é aplicado às famílias naturais que não cuidam de suas crianças. Se tivermos processos mais rápidos, teremos mais adoções”, ressaltou. Pediu uma reflexão sobre o tempo que leva o processo de destituição familiar, e os malefícios que isso causa na vida das crianças.

    Ao final, sugeriu que os vereadores proponham políticas voltadas à manutenção dos direitos e interesses das crianças blumenauenses para, quem sabe, fazer de Blumenau uma referência para o Brasil nesta questão.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB com informações da TV Legislativa
    Foto: Jessica de Morais | CMB