Página principal
21-05-2019

Vice-presidente da Sociedade Cultural Amigos do Centro Braile de Blumenau defende a instalação de mais semáforos sonoros

  • tribuna21maio19_2

    O vice-presidente da Sociedade Cultural Amigos do Centro Braile de Blumenau (ACBB), Michel Kleinschmidt, ocupou a tribuna livre da Câmara de Vereadores, na tarde dessa terça-feira (21) para falar sobre o dia de luta para a instalação de semáforos sonoros na cidade. Disse que nesta quarta-feira (22) haverá uma ação pontual na sinaleira próxima da sede do Legislativo, na Rua XV de novembro. “Vamos propor que as pessoas que enxergam atravessem a rua com uma venda nos olhos para que elas se conscientizem e percebam a vulnerabilidade a que estão sujeitas aquelas pessoas que não podem saber o momento exato em que as sinaleiras se encontram abertas”, ressaltou.

    Marcelo lembrou que Blumenau tem apenas uma sinaleira sonora, mas que as pessoas portadoras com deficiência visual precisam de muitas outras para se locomoverem com independência pelas ruas da cidade. Disse que Florianópolis já conta com 100 semáforos com o dispositivo sonoro. “ Atravessar a rua já é um risco para quem enxerga, mas a ação da travessia para os deficientes visuais ganha um contorno muito mais delicado, sendo que muitas vezes contamos apenas com a sorte”, assinalou.

    Destacou que no ano passado também esteve na Câmara, exatamente há um ano, defendendo a instalação dos semáforos sonoros e que nada aconteceu de lá para cá com objetivo de melhorar a mobilidade dos deficientes visuais pela cidade. Ressaltou que se Blumenau contasse com mais dispositivos desse tipo, talvez a vida de um dos associados e seu amigo, Giovanni Machado, poderia ter sido salva. O deficiente visual foi atropelado ao cruzar uma rua no dia 22 de dezembro do ano passado.

    Ressaltou que Blumenau pode mais na defesa e na melhoria da qualidade de vida de seus cidadãos. “As pessoas com deficiência só querem se deslocar por todos os espaços na cidade e não apenas pelos caminhos que nos levem para as instituições de recuperação”, apontou, ressaltando que a autonomia do indivíduo está ligada à capacidade e às possibilidades dele se organizar a si mesmo e ser responsável por suas escolhas.

    Disse que o dia de luta pela instalação de semáforos sonoros será realizada anualmente até que a legislação federal, que trata de assegurar a mobilidade com segurança para os deficientes visuais, seja cumprida. “Quem sabe seja o primeiro e o último movimento na cidade. Oxalá estaremos aqui em 2020 celebrando a instalação dessas sinaleiras em muitos pontos de Blumenau”, sentenciou.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Lucas Prudêncio | Imprensa CMB