Página principal
09-07-2019

Veterinário da Vigilância Sanitária chama atenção para focos do escorpião amarelo em Blumenau

  • tribuna9julho19

    No início da sessão ordinária dessa terça-feira (09), o médico veterinário da Vigilância Sanitária Luiz Carlos Kriewall ocupou a tribuna livre para alertar a população para os perigos do escorpião amarelo na cidade de Blumenau.

    “Atualmente temos cinco focos de aparecimento do escorpião amarelo que estão localizados na rua Otilio Verdi (Escola Agrícola); rua Babilônia (Itoupava Norte); rua Paulo Kuehnrich (Itoupava Norte); rua Cristiano Hertel (Vila Itoupava) e na rua Prof. Max Hump (Badenfurt)”. Afirmou que os blumenauenses também devem estar atentos em todos os bairros e não apenas nestas localidades.

    Afirmou que existem algumas espécies de escorpião que merecem atenção devido ao veneno. “Esses animais resistem a variação de temperatura, são resistentes a falta de alimentação por vários meses e se reproduzem sozinhos”, assinalou.

    “O veneno pode matar crianças e idosos. A última morte registrada foi de uma criança de sete anos de idade, em agosto do ano passado, em São Paulo”, explicou. Mencionou que o veneno causa irritação, dor irradiada e que em caso de acidente é importante matar e recolher o animal e levar para uma unidade de saúde mais próxima para que seja aplicado o soro.

    Sugeriu que a comunidade mantenha terrenos limpos, sem entulhos e lixos. “Os escorpiões frequentam os mesmos lugares que ratos e baratas então é importante manter os terrenos livres de acúmulo de materiais que possam se tornar um ambiente para propagação dessas espécies”, explicou.

    Defendeu a importância de preservar predadores destes animais. “Além das aves, é importante preservar sapos, lagartos e outros animais silvestres”, elencou.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Lucas Prudêncio | Imprensa CMB