Página principal
19-09-2013

Vereadores visitam terrenos para abrigar conjunto habitacional

  • terrenos banner

    Vereadores que integram a Comissão Especial de Acompanhamento dos Problemas da Rua Emil Wehmuth visitaram, nesta quarta-feira (18), o Bairro Velha Grande. O objetivo foi conhecer a área proposta para a construção de um condomínio habitacional, na Rua Pedro Schneider. Também um terreno na Rua Franz Müller para a construção de uma área de lazer

    O grupo aproveitou para conhecer os problemas de outras ruas do bairro, que após as chuvas dos últimos dois dias, ficaram quase que intransitáveis, com muita lama, como a Rua Maria Pinheiros. “Estamos continuando os trabalhos da comissão, buscando avançar em algumas questões, especialmente na questão habitacional, que é prioridade paras as 49 famílias já notificadas por estarem em moradias em locais de alto risco”, disse o presidente da comissão, vereador Adriano Pereira (PT).

    Já o relator, vereador Marcos da Rosa (DEM), lembrou que o maior problema da região no momento é a falta de moradias para abrigar as famílias que vivem em áreas de risco, mas que a comunidade ainda não chegou a um consenso quanto à definição do terreno para a construção do conjunto habitacional. “A visita foi muito importante porque reforça o diálogo com a comunidade para chegarmos a um consenso e resolver o problema das pessoas que moram nas áreas de risco”, destacou.

    Para o vereador Maurício Goll (PSDB), foi muito interessante conhecer os espaços para chegar a uma definição com a comunidade. “Ampliamos a conversa para poder melhor atender a comunidade”, disse.

    O vereador Oldemar Becker (PPS) ressaltou o trabalho que a comissão vem desenvolvendo desde o início. “Por meio da comissão vamos chegar às soluções dos problemas da Emil Wehmuth, porque ela permite unir forças para buscarmos o melhor para a região”, definiu.

    Reuniões

    A comissão especial da Emil Wehmuth reuniu-se pela primeira vez em junho, quando discutiu o laudo da Defesa Civil de Blumenau e do Ministério Público, que atestou que 49 famílias estavam morando em local de alto risco, por instabilidade no solo, e teriam que deixar o local.

    No mês seguinte, o grupo reuniu-se, no dia 3, com representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social. No dia 10, com o secretário de Defesa do Cidadão, Marcelo Schrubbe. Dos representantes da Secretaria do Desenvolvimento Social ouviu que a Prefeitura estudava a possibilidade de criar um aluguel social, pelo prazo máximo de dois anos, destinado às famílias que estão em área de risco e querem deixar o local. Com Schrubbe discutiram a situação das famílias que vivem nas áreas de risco.

    Já no dia 28 de agosto a comissão participou de uma reunião com os secretários de Obras, Paulo França; de Planejamento, Alexandre Gevaerd; de Gestão Governamental, Paulo Costa; e Marcelo Schrubbe. O encontro contou com ainda com as presenças de representantes da Diretoria de Geologia e de Regulação Fundiária, além de moradores da Emil Wehmuth. O grupo saiu satisfeito do encontro, considerando que houve entendimento para que algumas reivindicações da comunidade pudessem ser atendidas.

    Comissão

    Presidente: Adriano Pereira (PT);

    Relator: Marcos da Rosa (DEM);

    Membros: Maurício Goll (PSDB), Ivan Naatz (PDT) e Oldemar Becker (PPS).

     

    Foto: Denner William | Agência Camarablu

    Fonte: Assessoria de Imprensa