Página principal
06-05-2015

Vereadores se reúnem para discutir Plano Municipal da Educação

  • reuniao_educacao_maio15

    A Comissão Permanente de Educação, presidida pelo vereador Cezar Cim (PP) e composta pelos vereadores Jefferson Forest (PT)Zeca Bombeiro (SD), recebeu a coordenadora do Fórum Municipal de Educação, que também é responsável pelo Conselho Municipal de EducaçãoSimone Probst, e a coordenadora do Sintraseb, Sueli Adriano, para uma reunião sobre o Plano Municipal de Educação (PME).
     
    Desde o dia 16 de abril o município realiza tratativas com diferentes esferas do poder público e entidades civis para montar o PME. O plano tem como objetivo definir metas e estratégias educacionais, alinhadas com o Plano Nacional de Educação e Plano Estadual de Educação, por um período de dez anos, abrangendo todos os níveis, etapas e modalidades oferecidos pelas redes de ensino públicas e privadas.
     
    O Fórum Municipal de Educação permite a realização de um amplo debate para que a comunidade participe e avance com o município. No site da Prefeitura de Blumenau (www.blumenau.sc.gov.br/ntm ) é possível consultar o documento base e enviar contribuições para o desenvolvimento do Plano de Educação. O documento apresenta 10 diretrizes, com 20 metas e 308 estratégias estipuladas para a educação na cidade para os próximos dez anos. O plano deve levar em consideração a trajetória histórica, as características socioculturais e ambientais, a vocação e a perspectiva de futuro do município.
     
    O presidente da comissão, vereador Cezar Cim, destacou a participação da Câmara, dando visibilidade ao assunto e promovendo debates. “Tudo que acontece na Câmara tem ampla divulgação e quando circula um assunto dessa importância evidentemente que isso chama atenção das pessoas. Desejamos que a comunidade participe do desenvolvimento desse plano e que ele seja do tamanho da importância de Blumenau, para que possa dar os rumos da educação do município, por um longo tempo. Queremos torná-lo público para que as pessoas possam dar suas colaborações em conjunto com o segmento que cuida da educação, que é muito competente, e possa trazer essa competência para o Plano Municipal de Educação”, afirmou.
     
    Após receber as contribuições da comunidade, o Fórum fará análise e uma consulta legal. Depois o documento será encaminhado ao Legislativo para que se torne um Projeto de Lei que posteriormente deverá ser sancionado pelo Poder Executivo.
     
    A coordenadora Simone Probst comentou sobre a importância do Legislativo no desenvolvimento do PME. “A participação dos vereados é imprescindível. Queremos que Blumenau avance e garanta o desenvolvimento da sociedade para que seja sancionado pelo prefeito. A nossa missão é manter vivo o interesse da população em busca do avanço da educação para o desenvolvimento do município”, finalizou.
     
    A Lei 13.005/2014 determina que todas as cidades do país elaborem seus planos educação que serão aprovados pelo MEC, em junho.
     
    Foto: Imprensa CMB
    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB