Página principal
14-09-2017

Vereadores questionam presidente do Seterb pelo não cumprimento do contrato da Blumob

  • blumob14set17

    O presidente do Seterb, Carlos Lange, esteve na manhã desta quinta-feira (14) na Câmara de Vereadores para dar esclarecimentos a respeito do não cumprimento do contrato por parte da Blumob, referente à pintura dos ônibus usados, que deveriam ser padronizados como os veículos novos, na cor prata, 30 dias após o início dos serviços. O assunto tem sido levantado constantemente por grande parte dos parlamentares na tribuna. A reunião foi solicitada pelo líder do governo, vereador Sylvio Zimmermann (PSDB). Além do proponente, estiveram presentes o presidente Marcos da Rosa (DEM), o vice-presidente Almir Vieira (PP), o primeiro secretário Marcelo Lanzarin (PMDB) e os vereadores Alexandre Caminha (PROS), Alexandre Matias (PSDB), Bruno Cunha (PSB), Ito (PR), Jens Mantau (PSDB), Jovino Cardoso (PSD), Professor Gilson (PSD) e Ricardo Alba (PP).

    Carlos Lange foi questionado por quase todos os 12 vereadores presentes. A maioria criticou a atuação do Seterb por não ter notificado a empresa e multado a mesma no dia seguinte à quebra do contrato. Também criticaram a proposta da Blumob, apresentada e defendida por Lange, como uma alternativa viável à substituição dos investimentos que seriam gastos na pintura dos veículos. A proposta refere-se a uma nova comunicação visual para todos os terminais, rotas e paradas, por cores e ícones. Segundo Lange, os estudos da renovação visual se baseiam nos sistemas de transportes coletivos integrados das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e também de cidades do exterior.

    Para a maioria dos vereadores, a renovação visual, com placa, cores e ícones, não trarão benefícios significativos aos usuários do transporte coletivo, como defendeu o presidente do Seterb. De acordo com os parlamentares, a instalação de ar condicionado, por exemplo, reformas nos banheiros dos terminais e maior segurança nesses locais dariam mais conforto aos passageiros. De forma geral, os parlamentares defenderam a redução de tarifa e mais qualidade no serviço como forma de atrair mais usuários.

    A sugestão de uma consulta pública para que a população possa definir as demandas em relação ao transporte coletivo, bem como o que deve ser feito como compensação pela não pintura dos ônibus antigos pela Blumob, foi apresentada por Carlos Lange e defendida por muitos parlamentares.

    Carlos Lange explicou que nenhuma decisão será tomada em relação à proposta da Blumob de investir em comunicação visual. “A fase ainda é de avaliação e agora vamos levar o resultado dessa reunião com a Câmara para o prefeito. Também vamos analisar conjuntamente com a prefeitura a possibilidade de uma consulta pública, a qual eu particularmente acho bem interessante, para ouvirmos os usuários”.

    Ele também disse que não há má fé por parte da Blumob, que levantou a questão de que a pintura não seria necessária, uma vez que todos os ônibus antigos serão substituídos. Destacou ainda que até fevereiro de 2018 a empresa vai investir R$ 32 milhões em novos veículos, sendo que 10 estarão circulando até o final de outubro.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Imprensa CMB