Página principal
25-05-2015

Vereadores prestigiam assinatura do convênio para criação da Praça do Empreendedor

  • praca_empreendedor

    Na tarde desta segunda-feira (25) o presidente da Câmara de Vereadores, Mário Hildebrandt (PSD); o vereador Fábio Fiedler (PSD); vereador Jens Mantau (PSDB) e o líder do governo vereador Cezar Cim (PP) acompanharam a assinatura do convênio de cooperação entre o município de Blumenau e o Governo do Estado para a criação da Praça do Empreendedor.

    A assinatura do documento foi realizada pelo prefeito Napoleão Bernardes (PSDB) e o Secretário de Desenvolvimento Sustentável de Santa Catarina, Carlos Chiodini, no Salão Nobre da prefeitura. Também participaram da solenidade, representantes de entidades empresariais da cidade.

    O objetivo do convênio é que o município disponibilize de forma gratuita espaço físico, linha de comunicação de dados e três servidores públicos municipais, para a instalação da Praça do Empreendedor, no Shopping Park Europeu. O ambiente que deverá começar atender até julho, irá reunir no mesmo local, cerca de sete etapas necessárias para abertura ou ampliação de empresas no município.

    O presidente da Câmara, vereador Mário Hildebrandt (PSD), destacou a intenção do município em oferecer agilidade aos empresários da cidade. “Quanto mais ações para facilitar a vida do empreendedor, mais conquistas a cidade vai ter e maior vai ser o crescimento. O legislativo apoia iniciativas como esta e parabeniza o governo do Estado que uniu esforços com o município para promover a mudança na metodologia do atendimento em benefício da comunidade”, citou.

    O prefeito Napoleão Bernardes (PSDB) ressaltou que este é um projeto que atende a solicitações da comunidade e que ao mesmo tempo descentraliza o processo. “É um compromisso de governo que passa a se tornar realidade e vem ao encontro do incentivo ao empreendedorismo, reunindo num só lugar uma série de serviços públicos necessários para abertura ou ampliação de uma empresa”, mencionou.

    O secretário de Desenvolvimento Sustentável de Santa Catarina, Carlos Chiodini, considera o projeto um exemplo que deverá ser aplicado em outras cidades do Estado. “Será uma praça onde concentrará os órgãos de interesse do empreendedor para formalizar o seu negócio, para ampliar e que é necessário para seu funcionamento. O Estado de Santa Catarina por meio da Junta Comercial e de outros órgãos que poderão ser incluídos no processo, fará essa parceria para facilitar a vida do empreendedor e para que ele possa focar no seu negócio”, sustentou.

    O vereador Fábio Fiedler (PSD) destacou que os micros e pequemos empreendedores formam a maior categoria do país. “Quando isso acontece as demandas do Poder Público, em relação a abertura, ampliação e fechamento de empresas precisam ser modernizadas. A cidade de Blumenau presta um serviço diferenciado conforme obriga a legislação, em relação as micro e pequenas empresas, aos empreendedores individuais”, afirmou.

    Para o vereador Jens Mantau (PSDB) a palavra simplificar define o processo. “Hoje a situação das empresas e do próprio contador é buscar agilidade para que a empresa se estabeleça. Com a Praça do Empreendedor Blumenau sai mais uma vez na frente, no momento certo e no momento de crise em que o prefeito Napoleão dá um avanço muito importante para o município”, destacou.

    O líder do governo, vereador Ceza Cim (PP), disse que é fazer justiça com o segmento empreendedor. “Através do bom atendimento aos empreendedores das áreas industrial, comercial e de serviços que geram empregos e riqueza para a cidade. Em razão do que está acontecendo aqui hoje, muitas pessoas poderão ter seu emprego e farão a máquina produtiva girar, o que é sinônimo de justiça social e cidadania.” Comentou que com essa postura os empresários de outros municípios poderão ser atraídos pela agilidade no atendimento.

    Foto: Eraldo Schneider | PMB
    Fonte: TV Legislativa/ Assessoria de Imprensa CMB