Página principal
03-09-2013

Vereadores participam de homenagens ao Dr. Blumenau no aniversário da cidade

  • mausoleu

    A maioria dos vereadores participou, na manhã desta segunda-feira (2), das solenidades de comemoração aos 163 anos de fundação de Blumenau. Os parlamentares integraram o grupo de autoridades que homenagearam o Dr. Blumenau, no mausoléu que leva o nome do fundador do município. O presidente da Câmara, Vanderlei de Oliveira (PT), hasteou a bandeira do município, o prefeito Napoleão Bernardes (PSDB), o pavilhão nacional, e o secretário de Desenvolvimento Regional, Cesar Botelho, a do Estado.

    VEJA TAMBÉM: Matéria da TVL sobre a comemoração dos 163 anos de Bluemenau

    Em seguida, Vanderlei, o vice da Câmara, Beto Tribess (PMDB), e o vereador Adriano Pereira (PT) colocaram uma das várias corbelhas de flores no mausoléu do Dr. Blumenau. Representando o Poder Legislativo na cerimônia, o presidente Vanderlei destacou a importância da data para os blumenauenses. “Neste dia tão especial para todos nós, ganhamos um presente também muito especial. A reitora da Universidade Federal de Santa Catarina, Roselane Neckel, esteve há pouco na Fundação Cultural para anunciar oficialmente a instalação do campus da UFSC em Blumenau. Sonhos de muitos e conquista de todos”, afirmou.

    Beto Tribess também destacou o anuncio da confirmação do campus da Universidade Federal em Blumenau. “Relembramos hoje o início da construção de Blumenau e celebramos esses 163 anos de uma bonita história. Este momento importante para todos nós ficou completo com o anúncio oficial da vinda de um campus da UFSC para a cidade”, definiu.

    Em seguida, os vereadores foram para o palanque oficial, montado na Rua Floriano Peixoto, no Centro, para acompanhar o desfile, que contou com mais de mil integrantes, em 20 bandas e fanfarras, 10 carros alegóricos e das 83 escolas, Centros de Educação Infantil e grupos filantrópicos. Aproximadamente 10 mil pessoas assistiram ao desfile na Rua XV de Novembro.

    Carta

    Antes de voltar para a Alemanha, em 1884, o Dr. Blumenau manifestou em carta o desejo de ter os restos mortais depositados “na terra onde viveu os mais alegres e também tristes dias de vida” e onde derramou muito suor. Esta carta foi localizada no Museu Imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro/RJ, na década de 1970.

    De posse do documento, o então prefeito Félix Theiss embarcou para a cidade de Braunschweig para repatriar os restos mortais do fundador de Blumenau. Assim, no dia 2 de setembro de 1974, numa cerimônia que relembrou a chegada dos primeiros colonizadores pelo Rio Itajaí-açu, os restos mortais do Dr. Blumenau chegaram à cidade.

     

    Foto: Denner William | Agência Camarablu

    Fonte: Assessoria de Imprensa