Página principal
25-10-2017

Vereadores mirins relatam experiências na Câmara Mirim em visita à EEB Júlia Lopes de Almeida

  • mirins_eeb_julialopes17

    Os vereadores mirins titulares e suplentes de Blumenau visitaram, na manhã desta quarta-feira (25), a Escola de Educação Básica Júlia Lopes de Almeida, juntamente com a equipe do Programa Vereador Mirim. Na oportunidade, os parlamentares mirins fizeram uma palestra sobre os três poderes e relataram as experiências vividas durante o ano na Câmara Mirim. Cerca de 100 pessoas assistiram à apresentação, entre estudantes do 5º ao 9º ano, professores e direção da unidade escolar.

    Esta atividade surgiu por meio de uma solicitação da própria escola, que tem três candidatos a vereador mirim para as eleições deste ano. A partir deste interesse, a coordenação do Programa avaliou que seria mais apropriado e interessante os próprios vereadores mirins elaborarem a apresentação.

    “O fato de serem os próprios parlamentares mirins que levaram suas experiências e aprendizados para outros estudantes, tornou-se mais motivador para esse público, pois ocorre uma identificação entre os pares, ou seja, parte da realidade deles, existe uma abertura maior naquele que ouve porque vem de alguém que tem as mesmas afinidades, os mesmos interesses e que vive o mesmo momento, além de ser um crescimento para os parlamentares mirins”, avaliou a coordenadora pedagógica da Câmara Mirim, Sandra Nobrega Kuchenbecker.

    Na ocasião, os legisladores mirins relataram como o programa está fazendo a diferença na vida deles, como percebem a evolução desde que entraram e como foram as suas experiências pessoais e em grupos. Também contaram suas impressões e aprendizados com os cursos e as formações, com as sessões, com as viagens pedagógicas e outras atividades que são realizadas durante o ano.

    A vice-presidente da Câmara Mirim, Eyshela Suzana Martins, representante da Escola Básica Municipal Patrícia Helena Finardi Pegorim, avaliou que foi mais uma excelente experiência. “Nós tivemos a oportunidade de ter um contato com uma comunidade diferente. Durante a apresentação, nós nos sentimos seguros em passar as nossas experiências e aprendizados com as formações e cursos. Essas atividades me ajudaram a ter uma visão e uma opinião mais clara da sociedade e também a lidar com o fato de falar em público”, disse, acrescentando que as viagens pedagógicas a ajudaram a vivenciar na prática os conteúdos aprendidos durante o mandato.

    A parlamentar mirim Ana Carolina Luciani Corrêa, da Escola Básica Municipal Machado de Assis disse que, por meio desta atividade, puderam compartilhar o conhecimento e as experiências com a comunidade, tornando-se multiplicadores. “Todos puderam conhecer mais sobre o papel e a importância do Poder Legislativo municipal. É muito gratificante ser vereadora mirim, pois estamos sempre aprendendo com os cursos e formações, além disso, temos uma grande responsabilidade, pois fomos eleitos pela comunidade escolar e, por isso, devemos fazer o melhor pela sociedade”, destacou, acrescentando que também foi uma forma de incentivarem os estudantes a votarem no dia das eleições, a se candidatarem nos próximos anos e de parabenizar os candidatos deste ano. Finalizou lamentando que o mandato está chegando ao fim.

    A suplente de vereador mirim Isadora Tomio, representante do Colégio Shalom, também foi uma das apresentadoras e discorreu sobre a contribuição da Câmara Mirim na sua formação como cidadã. “Eu percebo o quanto evoluí e aprendi a argumentar, a discutir a política e a falar em público”.

    Ao fim da explanação, os vereadores mirins foram questionados sobre a dinâmica dos trabalhos e os três candidatos da escola também se apresentaram para o grande grupo. Conforme a avaliação da coordenadora, a escola gostou da atividade, os alunos foram receptivos e o momento foi bastante produtivo. Além disso, serviu como forma de a coordenação avaliar a evolução dos vereadores mirins durante o ano.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Câmara Mirim de Blumenau