Página principal
12-03-2015

Vereadores mirins recebem treinamento da Escola do Legislativo

  • mirins_formacao

    A Escola do Legislativo Fritz Müller realizou, na última sexta-feira (6), a primeira oficina do Subprograma Escola de Formação Continuada para vereadores mirins, a qual demonstrou, de forma teórica, conhecimentos acerca das funções legislativas inerentes ao andamento da Câmara Mirim. Também apresentou o funcionamento estatal em todas as suas esferas, em especial no âmbito do legislativo municipal. A formação aconteceu das 14h às 18h, no plenário.

    Participaram do encontro os 15 vereadores mirins e sete suplentes. A oficina teve duração de 4 horas e os estudantes receberam certificados e apostilas. O subprograma está inserido no Programa Educação para a Cidadania e Democracia, da Escola do Legislativo.

    Foram oferecidas quatro palestras com os seguintes temas: as Funções Estatais e a Câmara Municipal de Blumenau, Noções da Prática Legislativa, Comunicação Escrita Adequada – Noções de Redação Oficial e o Poder da Imagem no século XXI e sua importância. Elas foram ministradas pelos servidores públicos da Câmara de Vereadores de Blumenau, Dulcenéia de Sousa Roepke, Camila Vieira Mendes Melo, Ary Molin Júnior, Eriberto Moreira e Cristiano Baifus.

    A palestrante Dulcenéia explicou o conceito de regime republicano, do sistema de governo presidencialista e da importância da democracia. “Chamei atenção deles para o mérito da democracia, que possibilita todos a influenciarem as decisões que afetarão a sociedade. Mostrando que isso é política”.

    O presidente da Câmara de Vereadores, Mário Hildebrandt (PSD), explicou que o objetivo principal foi de formação social e política aos jovens. “Para que eles sejam debatedores, agreguem conhecimento para a vida, e, possam levar isso à sociedade, aos seus educandários e as suas famílias”.

    O diretor da Escola do Legislativo, Júlio César Pereira, classificou como importante essa formação, pois é uma forma dos estudantes participarem do processo político desde pequenos, exercerem a cidadania e interagirem entre si e com os servidores. “É a oportunidade dos alunos esclarecerem dúvidas do que é a Câmara de Vereadores, como funciona, quais as funções de cada repartição e vencerem suas dificuldades. É um aprendizado que vai além da escola”. Ele adiantou que por ser uma formação continuada, a intenção, nas próximas edições, é trazer também profissionais externos.

    Para a Escola do Legislativo, a oficina de formação, é, ainda, a oportunidade de valorizar a experiência dos funcionários do Poder Legislativo que são capacitados nos mais variados assuntos e atividades legislativas.

    A coordenadora do Programa Vereador Mirim, Rosete de Jesus Rosa Boehm apontou que o momento serviu de embasamento teórico para exercerem as funções do vereador mirim. “Muitas vezes os conhecimentos adquiridos nessa formação não são aprendidos nas escolas. Como representantes de seus educandários eles precisam dessa formação”.

    O vereador mirim João de Souza, da Escola de Educação Básica Júlia Lopes, adiantou que vai utilizar o que aprendeu na formação para elaborar requerimentos, os seus discursos e colaborar com os colegas.

    Programa
    A finalidade do programa é a promoção de espaço de ensino-aprendizagem com temas de interesse da comunidade. Criando uma relação de confiança e de reconhecimento do papel do cidadão e das atividades desenvolvidas pela Câmara de Vereadores de Blumenau, na manutenção e aperfeiçoamento da democracia e assim exercer a cidadania.

    Subprograma
    É o processo de educação continuada com a abordagem de temas inerentes à atividade parlamentar. Os assuntos são divididos em diversas áreas de formação como Direito, Economia, Comunicação, Aspectos sociais, econômicos, culturais e históricos da cidade, entre outros.

    Fotos: Renan Olaz | CMB
    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB