Página principal
14-04-2014

Vereadores Mirins recebem certificados do curso de oratória

  • mirins_

    Os vereadores mirins da legislatura 2014 da Câmara Municipal de Blumenau participaram, na tarde desta segunda-feira (14), da cerimônia de formatura do Curso de Retórica e Oratória, realizado em parceria com a Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb). A sessão solene aconteceu no Plenário da Casa Legislativa e contou com a presença do professor que ministrou o curso, mestre em direito Roberto Diniz Saut, do presidente da Câmara, Vanderlei de Oliveira (PT), do vereador Diogo Santos (PR) e do diretor legislativo Éder Boron.

    Os pequenos parlamentares completaram o curso, de 16 horas/aula, em quatro encontros. A formação versou sobre técnicas retóricas diversas, principalmente a técnica “créia” e o discurso clássico. Na solenidade de formatura, cada vereador mirim fez seu pronunciamento, de tema livre, antes de receber o certificado do curso.

    O presidente Vanderlei lembrou que há 20 anos atrás formava-se no curso de oratória ministrado pelo professor Saut. “Foi o único curso de retórica que fiz. Tenho a convicção que aprendi com um grande mestre, e se sou um vereador hoje devo muito aos ensinamentos daquelas manhãs de sábado”, recordou, agradecendo o mestre pela disposição de repassar conhecimentos.
    A coordenadora da Câmara Mirim, Raquel Morcelli, avaliou que os formandos aproveitaram muito a oportunidade. “Já é possível perceber o avanço na apresentação de cada mirim após a realização do curso”, disse, acrescentando que a próxima atividade programada é uma visita à Assembleia Legislativa de Santa Catarina e à sede do Poder Executivo Estadual, em Florianópolis, no mês de maio.

    Para a presidente da Câmara Mirim, Sabrina Reichert Fernandes, a formação recebida foi importante não somente para a atuação enquanto vereadores mirins, mas para toda a vida. “Aprendemos que é importante que todas as pessoas saibam se comunicar bem com a comunidade, e por isso recebemos dicas para a elaboração de discursos e para manter a atenção do público”, revelou.

    O professor ministrante do curso, Roberto Diniz Saut, disse estar surpreso com a qualidade dos temas escolhidos pelos mirins para os pronunciamentos, e destacou que foi uma oportunidade de multiplicação de conhecimento. “Essas quatro semanas que convivemos com os vereadores mirins não significaram apenas transmitir o conhecimento. Significou construir o conhecimento, pois foi um diálogo dos dois lados”.

    Éder Boron explicou que o convênio com a Furb não tem custo nenhum aos cofres públicos, pois é fruto de um serviço prestado voluntariamente por pessoas que gostam de levar o conhecimento adiante. Disse ainda que é através da Câmara que os cidadãos podem levar seus anseios à cobrança pública, e que a mesma lógica se aplicava aos mirins. “Para destacar a importância desse momento, hoje pudemos ver aqui cobranças sobre educação, manutenção de vias, mobilidade urbana, combate ao bullying e muito mais. Quero parabenizar cada orador pelo esforço e pela formatura”, ressaltou.

    Foto: Renan Olaz | Agência CamaraBlu

    Fonte: Assessoria de Imprensa