Página principal
27-08-2018

Vereadores Mirins realizam 12ª Sessão Ordinária

  • mirins27agosto18

    A Câmara Mirim de Blumenau realizou, na manhã desta segunda-feira (27), a 12ª sessão ordinária desta legislatura. A reunião aconteceu no plenário da Câmara e foi acompanhada por 24 alunos do 7º, 8º e 9º ano da Escola Básica Municipal Gustavo Richard, bairro Nova Esperança, e também por um grupo do 8º ano do Colégio Bom Jesus Santo Antônio. No caso dos estudantes da Gustavo Richard, a participação na sessão dos vereadores mirins fez parte da visita guiada promovida pela Escola do Legislativo.

    Temas como movimento escoteiro, suicídio, amor ao próximo, equidade, problemas de superlotação no transporte público e outros relativos à comunidade escolar que representam, foram levados à tribuna pelos pequenos parlamentares. Durante a Ordem do Dia, os parlamentares mirins discutiram e votaram os requerimentos de Nºs 106 a 114. Apenas o Requerimento Nº 108 não foi aprovado. O documento requer a castração de cães e gatos em situação de rua, justificando o grande crescimento da reprodução de animais de forma descontrolada e resultado do abandono.

    A próxima sessão mirim será itinerante e está programada para acontecer no dia 10 de setembro, a partir das 15 horas, na EBM Gustavo Richard.

    REQUERIMENTOS

    Do Vereador Mirim Davi Nunes da Costa:
    Nº 108/2018 – Providências no sentido de realizar a castração de cães e gatos em clara situação de rua. O pedido se faz necessário devido ao grande crescimento de reprodução, de forma descontrolada, resultando em mais animais abandonados com muitas precariedades (fome, frio, doenças, maus-tratos).

    Do Vereador Mirim Enzo Dutra Prezoto:
    Nº 110/2018 – Providências no sentido de implantar iluminação entre os números 30 da Rua das Missões e 1028 da Avenida Brasil, bem como repintar a faixa de pedestres ali existentes. O pedido se faz necessário pois o desgaste da faixa de pedestres e a falta de iluminação impedem que motoristas enxerguem pedestres ou mesmo a faixa durante a noite, o que torna a travessia perigosa.
    Nº 111/2018 – Providências no sentido de sinalizar eficazmente, em toda sua extensão, a ciclo faixa existente na Rua Sete de Setembro.
    O pedido se faz necessário pois a ciclo faixa ali localizada não está adequadamente sinalizada, se tornando pouco visível para os que ali trafegam, o que pode causar acidentes entre bicicletas e pedestres.
    Nº 112/2018 – Providências no sentido de realizar pesquisas em escolas municipais a respeito das melhorias necessárias para um melhor espaço de estudo. O pedido se faz necessário pois muitos educandários não possuem uma representação perante o poder público, o que inviabiliza que as providencias necessárias sejam tomadas.
    Nº 113/2018 – Providências no sentido de fiscalizar e, se for o caso, determinar a roçagem do mato existente na Rua Waldemar Momm, entre os números 26 e 136, lado Oeste. O pedido se faz necessário pois o mato presente invade o já pequeno espaço dos passeios livres e pode ser um foco de proliferação de animais danosos à saúde pública.
    Nº 114/2018 – Providências no sentido de fiscalizar os passeios públicos localizados na Rua Waldemar Momm, entre os números 26 e 136, lado Oeste, e, se for o caso, determinar seu conserto. O pedido se faz necessário pois as calçadas existentes estão extremamente deterioradas, além de não observarem as normas estabelecidas pela ABNT, o que prejudica a travessia de pedestres pelo local.

    Da Vereadora Mirim Haynara Saturno de Moraes:
    Nº 106/2018 – Providências no sentido de reformar a ponte existente na Rua Wilfrido Pasold, no Bairro Fortaleza, na altura do nº 255. O pedido se faz necessário pois a ponte encontra-se em péssimo estado de conservação, podendo causar acidentes.

    Da Vereadora Mirim Laura Teixeira Sumensari:
    Nº 107/2018 – Providências no sentido de promover uma campanha para arrecadação de livros para as bibliotecas de escolas públicas da cidade, dentro de estabelecimentos comerciais (mercados, shoppings, e lojas do comércio), e estabelecimentos públicos (hospitais, postos de saúde e prédios municipais). O pedido se faz necessário pois a arrecadação de livros visa promover o incentivo à leitura para as crianças e jovens adolescentes das escolas públicas, que por muitas vezes desistem da leitura, visto que na sua própria biblioteca escolar não há livros atuais ou bem cuidados.

    Da Vereadora Mirim Giovana Augusto Demarchi
    Nº 109/2018 – Providências no sentido de averiguar a possibilidade de tornar a Rua Timbó mão única e/ou restringir o estacionamento dos carros a um dos lados da rua. O pedido se faz necessário pois o grande movimento de carros em horários de entrada e saída das escolas da região torna um dos lados da rua extremamente congestionado.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Rafael Carrasco | RM CMB