Página principal
30-03-2017

Vereadores mirins participam de Oficina Falando seus Direitos

  • formacao_mirim_marco17

    Os vereadores mirins titulares e seus suplentes de Blumenau participaram, nesta segunda-feira (27) e quarta-feira, (29), da oficina “Falando Seus Direitos”. A formação, que aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores, foi promovida pelo Instituto de Desenvolvimento e Direitos Humanos (IDDH), de Joinville.
    Na segunda etapa da oficina, que aconteceu nesta quarta-feira, a coordenadora executiva do instituto, Fernanda Brandão Lapa, trabalhou com os jovens parlamentares a construção de políticas públicas dentro das instituições democráticas.

    Segundo ela, a organização não-governamental utiliza de metodologias inovadoras, dinâmicas e divertidas para abordar esses temas. “Os assuntos foram apresentados pensando nos desafios da sociedade, nas dificuldades de grupos que, muitas vezes, são invisíveis e vulneráveis na comunidade e não têm acesso aos seus direitos. Eles, enquanto vereadores mirins, também estão representando esse público. Além disso, pensamos em políticas públicas para melhorar o acesso desss direitos na cidade”.

    O Projeto “Falando Seus Direitos” tem como objetivo dar voz ativa e empoderamento para as crianças e adolescentes em Santa Catarina sobre Direitos Humanos e Cidadania. Ela explicou que seis municípios do Estado estão sendo contemplados com essas oficinas. “As políticas públicas construídas pelos parlamentares mirins nesses locais serão encaminhadas para a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) e serão levadas para o processo de construção do Plano Decenal de Criança e Adolescente do Estado”, concluiu.

    A suplente de vereador mirim Ana Clara de Sousa Marcondes Reuter, representante da Escola Básica Municipal Machado de Assis, avaliou que a oficina foi produtiva e pôde aprender mais sobre seus direitos, principalmente a reivindicá-los. “Eu acho que os temas foram relevantes e importantes para serem abordados e discutidos aqui, com meus colegas de sala e professores. Essa formação me deu mais instrução e convicção para abordar essas questões, além disso, reforçou que todos somos iguais perante a lei”, destacou.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB com informações da TV Legislativa de Blumenau
    Fotos: Jessica de Morais | CMB