Página principal
26-08-2019

Vereadores mirins participam de formação sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente

  • formacao_mirim26agosto19

    Os vereadores mirins de Blumenau participaram, no início da tarde desta segunda-feira (26), de uma formação a respeito do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A formação foi realizada em parceria com a Escola do Legislativo Fritz Müller e foi ministrada pelos conselheiros tutelares Rosa Maria Lemos e Ivan Vetter.

    A conselheira tutelar Rosa Maria Lemos assinalou que entre os assuntos tratados estiveram as atribuições do conselheiro tutelar e a função do ECA, o Estatuto da Criança e do Adolescente. “Esta é uma lei para eles. O Estatuto veio para garantir os direitos das crianças e adolescentes, e entendo que eles, mais do que ninguém, precisam estar cientes disso, para se sentirem seguros sobre o que a lei lhes garante”, avaliou.

    Já o conselheiro tutelar Ivan Vetter acrescentou que a partir da demonstração de interesse dos vereadores mirins, foram priorizados dois assuntos. “Abordamos os temas que despertam mais interesse, como o abuso sexual, que é um dos assuntos que mais comovem, mas também trouxemos a questão da infrequência escolar, que é a maior demanda para nós. Explicamos sobre a existência de um documento que regula a questão da infrequência e priorizamos essa discussão”.

    Também participou do momento de formação o vice coordenador do Fórum Municipal de Segurança Pública, Osni Bahr, que trouxe informações a respeito do Setembro Branco, o mês de promoção da paz. Ele destacou ideias para que os vereadores mirins possam auxiliar na divulgação da campanha. “Eles podem por exemplo, em alguma sessão da Câmara, vir trajados de branco ou usando uma fita branca, ou podem usar os banners que disponibilizamos a eles em fotografias. Não precisa ser um evento grandioso. Em qualquer evento é válido discutir o assunto”, disse.

    Osni ainda convidou os vereadores mirins para que conversem em casa sobre a paz durante esse mês. “Falamos muito sobre violência, e convidamos a todos a falarem de paz nesse mês de setembro”.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Lucas Prudêncio | Imprensa CMB