Página principal
21-03-2018

Vereadores mirins participam de Curso de Oratória

  • curso_oratoria_mirins2018

    Os vereadores mirins titulares e suplentes da Legislatura de 2018 participaram, durante três manhãs, de um Curso de Oratória, o primeiro treinamento do ano organizado pela Escola do Legislativo Fritz Müller em parceria com a Câmara Mirim. O objetivo do curso foi proporcionar um conjunto de conhecimentos e práticas voltadas para a oratória, bem como desenvolver a expressão oral fluente em situações formais. O treinamento, que aconteceu no plenário da Câmara Municipal, foi ministrado pelos facilitadores Giancarlo Kohler e Samuel Barrales.

    O facilitador Giancarlo Kohler apontou que durante o curso foi abordada a explicação do medo de falar em público, conceitos, dicas e técnicas para uma boa fala em público, praticando um discurso de apresentação e o feedback. Também foi passado um exercício para ensinar sobre o improviso. “Nós fizemos um exercício para lidar com o inconsciente e como sair de situações desconfortáveis, com perguntas e respostas poderosas. Em todos estes dias foram utilizadas técnicas e uma metodologia prática e didática com os vereadores mirins”, avaliou.

    No encerramento do curso, o facilitador Samuel Barrales lançou o tema “Brasil 2018 – Cadê o gigante? ”, fazendo com que os vereadores mirins citassem palavras-chave que expressassem o que achavam que pode ser melhorado no país. Depois discutiram em duplas o assunto e a discussão também foi ampliada para o grande grupo, fazendo eles observarem o que cada colega colocou. “A ideia foi discutir em duplas para treinar o feedback e a ser um bom ouvinte, ampliando as ideias deles”.

    Por fim, eles transformaram essas ideias em um discurso final que foi apresentado na tribuna. “Na oratória é importante saber o posicionamento correto ao falar e apresentar uma ideia ou um projeto. Já na parte da comunicação, o treinamento é voltado para a audição, ou seja, os vereadores mirins se interessam pelo que o outro está falando, apoiando com feedback e também enriquecendo o próprio conhecimento”, ressaltou Barrales.

    Segundo a coordenadora pedagógica da escola, Zilda Rodrigues, a formação também serviu para desenvolver alguns aspectos necessários para o melhor desempenho dos parlamentares mirins nas suas funções dentro da Câmara Mirim. “Esse treinamento deu condições para que construíssem seu discurso próprio, mostrando seu estilo, expressando-se com objetividade, fluência e clareza. Além disso, também trouxe aspectos e subsídios para aprimorarem seus discursos, visto que terão que apresentar suas proposições, defender suas ideias e seus argumentos no parlamento mirim. Por isso, a necessidade de ter essa preparação no início do mandato”, ressaltou.

    O vereador mirim titular Davi Nunes da Costa, representante da Escola de Educação Básica Professor Lothar Krieck, apontou que seu maior aprendizado foi em relação a saber improvisar. “Esses aprendizados foram importantes, pois como vereadores mirins, muitas vezes, temos que estar preparados para discursar, até mesmo de última hora”, disse, acrescentando que manter a postura quando se está falando, manter o tom de voz e a troca de olhares com o público também são itens essenciais para uma boa oratória e para transmitir uma mensagem efetiva para o público.

    O curso teve duração de 12 horas e foi o ponto de partida para a formação continuada que a Escola do Legislativo vai promover no decorrer desta legislatura, abordando diversos temas pertinentes aos estudantes.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Jessica de Morais | Imprensa CMB