Página principal
24-05-2013

Vereadores Mirins finalizam curso de oratória

  • 22 de abril de 2013

    Para tornar-se um bom orador é necessário dominar a arte da comunicação. Comunicar-se é transmitir credibilidade, confiança, empatia, organização de idéias e personalidade. Para dominar esta técnica os 15 vereadores mirins e sete suplentes, participaram do Curso de Retórica, ministrado pelo professor Mestre em Direito, Roberto Diniz Saut, em nome do Projeto Direitos Fundamentais e Cidadania da FURB. Ele cumprimentou o presidente da Câmara de Vereadores, Vanderlei Paulo de Oliveira (PT), por ter iniciado o diálogo entre a Câmara Mirim e a Furb. “Este curso propiciou aos mirins, a oportunidade da construção ética da palavra. Pois, a palavra não sai de dentro, ela já existe fora de nós. Absorvemos a palavra e fazemos uma releitura dela”,salientou.

    O curso aconteceu em quatro encontros, versando sobre técnicas retóricas diversas, principalmente a Creia e o Discurso Clássico. Nesta segunda-feira (22), ocorreu uma sessão solene, no plenário da Câmara Municipal, para formatura dos jovens parlamentares. O aluno da EBM João Joaquim Fronza, Igor Felipe Stanck, presidiu a sessão, na qual todos os estudantes puderam escolher um tema e mostrar o aprendizado na tribuna. “O universo está livre para construção da palavra, sempre em nome da ética”, afirmou Igor.

    Em nome dos colegas oradores, os vereadores mirins Maria Vitória Deggan, da EBM Machado de Assis, e Samuel Santos Soares, da EEB João Widemann, manifestaram-se. Maria Vitória elogiou o aprendizado obtido. “Cada minuto que passamos dentro da sala de aula foi muito bem aproveitado”, destacou. Samuel observou que além da oratória, o curso ensinou valores e formação ética. “Foram quatro dias muito interessantes. Lá enfrentamos muitos desafios e, na medida do possível, superamos cada um deles”, apontou.

    Os estudantes Luiz Felipe Stein, da Escola Tiradentes, e Isabela Simões Albino Dias, da EEB Adolpho Konder, foram os debatedores. Luiz Felipe fez um agradecimento especial ao professor, Roberto Diniz Saut. “Ele nos ensinou que ninguém é pior que ninguém, que somos todos iguais. Aprendemos a ser pessoas melhores”, comentou. Isabela também agradeceu e pontuou alguns temas discursados. “O esforço no curso foi tão grande que teve recompensa”, disse.

    Também como debatedor o vereador mirim, Igor Felipe Stanck, elogiou os discursos dos colegas. “Vi muito da técnica ensinada pelo professor nos pronunciamentos de hoje”. A aluna do Colégio Castelo, Nathalia Maluli Bringhenti, finalizou o debate ao fazer observações a respeito dos assuntos proferidos na tribuna. “Aprendemos muito com este curso. O diálogo é muito importante”, citou.

    A presidente do Diretório Acadêmico Clóvis Beviláqua – Daclobe -, Mariella Kraus, destacou ser esta uma importante jornada que se encerra na vida dos vereadores mirins. “Vão levar para sempre. Conhecimento e experiência são duas cosias que ninguém pode tirar de você. Quero parabenizar os mirins que foram corajosos,  cheios de energia e apostaram nesta oportunidade”, ressaltou.

    A coordenadora da Câmara Mirim, Raquel Morcelli afirmou que esta foi uma grande oportunidade para os vereadores mirins melhorarem suas habilidades como oradores. “Quero agradecer aos pais, professores, coordenadores e diretores, todos os envolvidos na causa. Aos vereadores e suplentes que se formaram meus parabéns”.

    Como supervisor da Câmara Mirim, o diretor Legislativo da Câmara Municipal, Éder Antônio Boron, parabenizou os formandos e agradeceu a parceria com a Furb que possibilitou o curso. “Foram colocados temas de grande debate para o país. Vocês estão fazendo hoje a mudanças que vocês tanto sonham para sociedade”, observou. Ele ressaltou a importância do Programa Vereador Mirim, que nasceu em 1999 e foi desenvolvido dentro da Câmara de Blumenau. “Mais de 200 vereadores mirins formados em nossa Câmara. Este é um projeto institucional que faz com que estes jovens participem da discussão de importantes temas da sociedade”.

    O vereador Jefferson Forest (PT) classificou os vereadores mirins como privilegiados por poderem participar de um curso ministrado pelo professor Roberto Diniz Saut. “Todos os grandes momentos da história da humanidade foram construídos com palavras. Desejo que usem a retórica para o bem, pois muitos usaram para o mal”, comentou. Ele citou terem sido apresentados temas relevantes como maioridade penal, aborto e destacou: “uma em cada cinco mulheres até os 40 anos já cometeu aborto em clínicas sem a menor infraestrutura. Infelizmente esta é a realidade deste país. É um problema grave de saúde pública”.