Página principal
11-05-2018

Vereadores mirins conhecem Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de SC

  • mirins_floripa11maio2018

    Os vereadores mirins da Legislatura de 2018 de Blumenau fizeram, nesta quarta-feira (9), uma viagem pedagógica a Florianópolis. Na Capital catarinense, os parlamentares mirins visitaram a Casa d’Agronômica, residência oficial do governador do Estado; o Centro Administrativo do Estado de Santa Catarina; a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) e o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC).

    Os estudantes foram recebidos pelo governador do Estado, Eduardo Pinho Moreira e pela primeira dama, Nicole Torret Moreira, na Casa d’Agronômica. Na ocasião, fizeram uma visita guiada pelo seu interior, onde conheceram diversos detalhes da residência e apreciaram diversas obras de arte. Após a visita, o governador, a primeira dama e os vereadores mirins plantaram uma muda de Imbuia, árvore símbolo de Santa Catarina, no jardim da residência. No Centro Administrativo do Estado, os estudantes conheceram a estrutura das secretarias estaduais e também foram recepcionados no gabinete do governador.

    Na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), os parlamentares mirins conheceram o Centro de Memória, onde foram apresentados documentos importantes e antigos, como por exemplo, o Termo de Posse dos governadores, as Constituições criadas, bem como aqueles documentos que já foram restaurados pelo setor.

    Logo em seguida, participaram de uma visita guiada, onde foi explicado as galerias que estão espalhadas pela Alesc, os salões e plenários com cada história por trás dos mesmos.

    Por fim, os vereadores mirins assistiram momentos da sessão que estava acontecendo e, em seguida, foram recepcionados nos gabinetes dos deputados estaduais que representam Blumenau, Ana Paula Lima (PT), Ismael dos Santos (PSD) e Jean Kuhlmann (PSD). Na oportunidade, eles conversaram com os parlamentares, sanando dúvidas e curiosidades.

    A viagem encerrou com a visita ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC). No local, presenciaram uma sessão que estava acontecendo entre os desembargadores. Depois os vereadores mirins visitaram o Museu do Judiciário Catarinense, onde foram guiados por um historiador que explicou sobre as exposições acerca da Guerra do Contestado. O museu contém documentos processuais antigos com suas devidas explicações, peças de mobiliário antigo; objetos usados por servidores, entre outros.

    Por fim foram conhecer a Capela do Tribunal, onde tiveram explicações sobre o motivo do nome do Estado, a respeito da estrutura da capela, bem como das relíquias da Padroeira do Estado.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Câmara Mirim de Blumenau | CMB