Página principal
23-05-2019

Vereadores mirins conhecem Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de Santa Catarina

  • mirins_floripamaio19

    Os vereadores mirins titulares da Legislatura 2019 de Blumenau fizeram, nesta quarta-feira (22), a viagem pedagógica a Florianópolis. Na Capital catarinense, os parlamentares mirins conheceram a Casa d’Agronômica, residência oficial do governador do Estado; a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) e o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC).

    Na Alesc, os estudantes foram recebidos pelo deputado estadual Julio Garcia (PSD), que é o presidente, e também pelo deputado estadual Ricardo Alba (PSL), ex-vereador de Blumenau. Também acompanharam a reunião da Comissão de Finanças da Casa, onde puderam conhecer um pouco mais do espaço do Legislativo estadual e como funciona a votação de projetos. Encerraram a visita conhecendo o Centro de Memória, onde lhes foi apresentado, entre outros documentos, o livro que regista a posse de todos os governadores de Santa Catarina, do primeiro ao atual.

    No período da tarde, os parlamentares mirins foram visitar a Casa d’Agronômica, residência oficial do governador do Estado, Carlos Moisés da Silva (PSL). Lá uma vereadora mirim entregou um livro ao governador e todos conversaram sobre política e o cenário atual do Estado. O deputado Alba também estava presente. Após a conversa com o governador fizeram uma visita guiada pelo interior da residência, onde conheceram diversos detalhes e apreciaram diversas obras de arte.

    A viagem encerrou com a visita ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC), onde apreciaram uma exposição em exibição e também conheceram a história e a importância da Capela do Tribunal. Um fato interessante que descobriram no Poder Judiciário catarinense foi um documento em que mostra que em determinado momento da história Blumenau foi provisoriamente capital de Santa Catarina.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Câmara Mirim de Blumenau | CMB