Página principal
28-10-2015

Vereadores Mirins conhecem estrutura e participam de atividades em Brasília

  • stf_mirins

    Os quinze vereadores mirins de Blumenau viajaram a Brasília na última semana. Na oportunidade, os estudantes participaram de um evento promovido pelo Plenarinho da Câmara dos Deputados. Eles também conheceram a estrutura e as atividades políticas da capital federal.

    O primeiro local visitado foi o Palácio da Alvorada, onde fizeram uma visita guiada e conheceram a biblioteca do Alvorada, sala onde são feitos os pronunciamentos presidenciais. Os mirins visitaram também o Palácio do Jaburu, residência do vice-presidente, e o gabinete do senador Dalírio Beber no Senado Federal. Eles tiveram a oportunidade de conversar com o senador sobre democracia, o sistema presidencialista, a formação de novas lideranças políticas e a importância da experiência na Câmara Mirim.

    A Procuradoria Geral da República também esteve no roteiro dos vereadores mirins blumenauenses, que receberam informações sobre a função da PGR e conheceram casos históricos que tramitaram por lá.

    Outra visita guiada que os estudantes participaram foi ao Palácio do Itamaraty, onde puderam conhecer o local de assinatura dos tratados internacionais. A viagem dos estudantes ainda contemplou visita ao Palácio do Planalto, ao Supremo Tribunal Federal, Praça dos Três Poderes, Planetário de Brasília, Memorial JK, Catedral e a Torre de TV de Brasília.

    No Plenário das Comissões da Câmara dos Deputados, os estudantes se reuniram em comissões para discutir projetos de lei já selecionados. No dia seguinte, ocorreu a sessão ordinária mirim no Plenarinho, que foi presidida pelo vereador mirim de Blumenau, Vítor Selenko, estudante do Colégio Menino Jesus. A relatora escolhida na ocasião também é de Blumenau, a estudante Fernanda Samara Dias Vaz. Todos os quinze mirins blumenauenses, além de outros jovens de vários lugares do Brasil, participaram da sessão do Plenarinho, que foi transmita ao vivo pela TV Câmara para todo o Brasil.

    Para o assessor do Programa Vereador Mirim, Diogo Roedel de Souza, a viagem foi uma oportunidade única para os estudantes conhecerem a capital federal e as sedes das instâncias máximas dos três poderes através de visitas guiadas. “Ter essa experiência, ainda tão jovens, sem dúvida contribui expressivamente para a formação cidadã e o desenvolvimento desses futuros líderes”, assinalou.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Câmara Mirim