Página principal
23-03-2018

Vereadores mirins conhecem de perto a estrutura e o funcionamento do Poder Executivo municipal

  • mirins_prefeitura23marco18

    A Câmara Mirim de Blumenau visitou, na manhã desta sexta-feira (23), a sede do Executivo municipal. Os vereadores mirins titulares e suplentes foram recebidos, no Salão Nobre, pelo prefeito Napoleão Bernardes e pelo vice-prefeito Mário Hildebrandt. Logo após, o grupo conheceu o gabinete do prefeito e os jovens legisladores foram convidados a participar de uma solenidade de dispensa de Serviço Militar com juramento a Bandeira, que ocorreu na Praça Victor Konder, em frente à Prefeitura.

    Na ocasião da visita, os gestores municipais conversaram com os parlamentares mirins sobre política, contaram um pouco sobre suas carreiras públicas, abordaram a agenda de trabalho na administração municipal e o funcionamento do Executivo municipal. “Foi uma conversa muito franca, aberta, com muito entrosamento e proximidade, no sentido de responder também algumas curiosidades e perguntas dos estudantes. O programa Câmara Mirim é muito importante em termos de civismo e de cidadania, sendo uma alavanca no sentido de eles serem propagadores da boa política e da boa cidadania e, com certeza, os auxiliando na sua formação política e os fazendo conhecer a divisão dos poderes e a função de cada um dentro desta estrutura”, assinalou o prefeito Napoleão Bernardes.

    A vereadora mirim Giovana Augusto Demarchi, representante do Colégio Bom Jesus Santo Antônio, disse que foi uma experiência gratificante poder conhecer o funcionamento do Poder Executivo municipal, poder tirar algumas dúvidas e ficar por dentro de algumas curiosidades.

    Para a parlamentar mirim Camyla Leite Nunes, da Escola Básica Municipal Professor Friedrich Karl Kemmelmeier, foi uma oportunidade de conhecer mais de perto o funcionamento da administração municipal, aprender coisas novas e conhecer de perto o chefe do Executivo Municipal e sua vida pública.

    O assessor do Programa Vereador Mirim, Wagner Schanaider, explicou que esta visita foi uma forma de vivenciarem na prática o que aprenderam na Câmara de Vereadores. “Eles conheceram o que é o Executivo municipal, quais as funções do prefeito, do vice e do secretariado, além de como é o dia a dia na Prefeitura”, apontou, acrescentando que a próxima etapa é conhecer os três poderes na esfera estadual.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Jessica de Morais | Imprensa CMB