Página principal
20-05-2016

Vereadores mirins assistem palestra, distribuem mudas de flores e materiais informativos em alusão ao Movimento Maio Amarelo

  • mirins_palestras_flores

    A Câmara Mirim de Blumenau organizou, na manhã desta sexta-feira (20), a Palestra “Vereadores Mirins: Polinizadores de práticas seguras no trânsito e na escola”. O encontro, destinado aos legisladores mirins e suplentes, aconteceu no plenário do Poder Legislativo. Cerca de 40 estudantes do 4º e 5º anos da Escola Adventista de Blumenau também assistiram à palestra, acompanhados da coordenadora pedagógica, Eliane Dahmer Domingues e das professoras Vanusa Rosa Pereira e Sibéria Veber.

    A explanação, que foi ministrada pela educadora de trânsito Márcia Pontes, abordou a proposta do Movimento Maio Amarelo, os símbolos do movimento e a campanha “#eu sou +1 por um trânsito mais humano”. Além disso, ela apresentou dados sobre o cenário do trânsito no Brasil e em Blumenau. E por fim, mostrou estatísticas das mortes de crianças no trânsito do país e da cidade, principalmente vítimas de atropelamentos.

    A coordenadora do Movimento Maio Amarelo em Santa Catarina explicou o porquê de associar os vereadores mirins com as abelhas que são polinizadoras. “Eles são representantes e lideranças estudantis nas suas escolas e nos seus bairros. Os vereadores mirins, principalmente, e os estudantes possuem a capacidade de mobilização, de promover o engajamento dos professores, dos colegas e familiares e também sendo multiplicadores dessas informações nesses espaços”.

    O suplente João Vitor Rischter, representante da Escola Básica Municipal Professor Friedrich K. Kemmelmeier, classificou a palestra como interessante, visto que a educadora abordou situações que ocorrem no dia a dia da cidade e outras informações que podem ser levadas para o seu futuro.

    Logo após a palestra, os vereadores mirins e suplentes distribuíram mudas de Flores de Maio para a comunidade que transitava pela Praça Dr. Blumenau. Ao todo foram doadas, pela Companhia Urbanizadora de Blumenau (URB), 150 mudas. Além disso, os presentes entregaram materiais informativos sobre o movimento e orientaram as pessoas acerca dos usos do cinto de segurança, das cadeiras do tipo bebê conforto e de segurança e do assento de elevação.

    O presidente da Câmara de Vereadores, Mário Hildebrandt (PSB), também esteve presente na ação e destacou a importância do envolvimento dos parlamentares mirins. “É uma forma de levarem a conscientização de cidadania para a população e também de tomarem consciência de seus potenciais como cidadãos. A Câmara Mirim incentiva para que eles continuem, futuramente, a se envolverem com as questões do trânsito”.

    A estudante Olga Borensztejn Vilela de Oliveira, do Colégio Bom Jesus Santo Antônio, salientou que como vereadora mirim tem a função de propagar ideias e os conhecimentos adquiridos na palestra para a sociedade. “Nós tivemos a oportunidade de distribuir as mudas e dizer para as pessoas o quanto é importante que cada um se preocupe com as próprias atitudes no trânsito”.

    A ação faz parte do “Projeto Flores de Maio”. A proposta da Câmara Mirim teve como objetivo principal proporcionar aos legisladores mirins e aos suplentes momentos de reflexão e ação em relação às questões que envolvem o trânsito e as políticas públicas de mobilidade urbana. As mudas de flores amarelas representam as várias vítimas de trânsito. Elas também são um incentivo para a comunidade blumenauense resgatar a antiga tradição, trazida pelos imigrantes alemães, de jardins alegres e floridos.

    A proposta também teve outras intenções, como manter o contato dos vereadores mirins com a comunidade blumenauense; a reflexão sobre a necessidade da humanização dos espaços públicos e particulares, buscando a melhora na qualidade de vida da população e a de proporcionar aos legisladores mirins a formação de valores sólidos, pautados em uma conduta ética e de espirito altruístico. Além disso, a de prestar homenagem às vítimas de trânsito, se solidarizando com suas famílias.

    Como surgiu o projeto

    A ideia do projeto surgiu depois que o agente de Polícia Civil, Antônio Fernando das Neves Filho, utilizou a tribuna livre da Câmara Mirim, na sessão ordinária do dia 11 de abril. Naquela ocasião, ele trouxe informações sobre o Maio Amarelo e os vereadores manifestaram interesse em se engajar no movimento de forma mais ativa.

    “Após essa explanação e discussão, eles também se atentaram de que um trânsito mais humano está associado a uma cidade mais humana e sustentável”, observou a coordenadora pedagógica da Câmara Mirim, Sandra Nobrega Kuchenbecker.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Jessica de Morais | CMB