Página principal
22-05-2018

Vereadores mirins aprovam seis requerimentos na sessão ordinária desta segunda-feira

  • mirins21maio18

    A Câmara Mirim de Blumenau realizou, na tarde desta segunda-feira (21), a sexta sessão ordinária da atual legislatura. A reunião, que aconteceu no plenário do Poder Legislativo municipal, contou com as presenças dos vereadores Professor Gilson de Souza e Alexandre Caminha, ambos do PSD, e também com a presença do gerente regional de Educação do Estado de Santa Catarina, Eliomar Russi, que ocuparam a Tribuna Livre. Os alunos do 8º ano da Escola Básica Municipal Machado de Assis também assistiram à sessão, assim como outros presentes.

    O parlamentar Professor Gilson disse que acompanha frequentemente os trabalhos do Programa Vereador Mirim, através da TV Legislativa de Blumenau. Destacou que tem orgulho dos vereadores mirins e da equipe de trabalho. “Vocês fazem política de verdade, o belíssimo trabalho que vocês desempenham deve servir de exemplo para nós vereadores adultos. Vocês são a minha inspiração”, pontuou. Ele também discorreu sobre a crise política e disse que existe uma polarização neste meio. “Não pode existir um partido contra o outro, não existe o bem e o mal. A política serve para trazer as demandas, as dificuldades da população e, juntos, buscar as soluções para a cidade. Eu, assim como outros parlamentares desta Casa, sempre busco construir uma política de forma unida, pensando no coletivo. Eu posso até não concordar com a opinião de determinado vereador, mas vou procurar ouvir e discutir de forma coerente para chegar em um senso comum e acima de tudo respeitar os demais”, assegurou, parabenizando os parlamentares mirins pelo desempenho e desejou que continuem neste caminho para construir uma política melhor para o país.

    O vereador Alexandre Caminha também destacou o trabalho desenvolvido pelos parlamentares mirins na cidade. Apontou que assim como o vereador Professor Gilson, também acompanha de perto e parabenizou o empenho, a dedicação e o carinho dos vereadores mirins em busca de fazer o melhor pelas suas comunidades. “Vocês são exemplos porque estão aqui independentemente de posição partidária. Acredito que um dia a política será assim, apenas em prol da população”, opinou, colocando o seu gabinete à disposição e antecipou que na próxima sessão mirim, no dia 4 de junho, quer falar com os estudantes sobre a Campanha do Lacre Solidário. Também cumprimentou os alunos da Escola Básica Municipal Machado de Assis e os convidou para que se façam presentes nas sessões ordinárias da Câmara de Vereadores.

    Eliomar Russi discorreu sobre o trabalho desenvolvido pela Gerência Regional de Educação (Gered), que é responsável pelas escolas estaduais. Apontou que são cerca de 60 educandários que fazem parte desta regional, que está acoplando a de Brusque e a de Timbó, chegando a aproximadamente 102 estruturas públicas e a um total de 60 mil alunos e 4 mil e 600 professores aproximadamente. O gerente regional também falou sobre a proposta nova do Ensino Médio Integral em Tempo Integral, que teve início em 2017 em Santa Catarina com diversos parceiros, entre eles o Instituto Ayrton Senna, o Instituto Natura e o Ministério da Educação (MEC). Disse que este projeto foi trazido para Blumenau e está sendo desenvolvido com o 1º ano do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Doutor Max Tavares D’ Amaral, no bairro Itoupava Norte, com aproximadamente 48 alunos e a ideia é ampliar para outras escolas estaduais a partir de 2019. “Nesta nova modalidade, os alunos fazem o Ensino Médio com aulas em período integral, ou seja, as disciplinas têm uma ampliação na carga horária e eles estudam de manhã e à tarde. É um diferencial na formação deste aluno, pois está sendo preparado, principalmente, pensando no mercado de trabalho e também nos grandes vestibulares do país. É uma proposta atualizada que contempla vários projetos, que já existem nas universidades, entre eles o de pesquisa, o Projeto de Vida e estudos orientados e vem ao encontro da Reforma do Ensino Médio em discussão no país”, destacou, convidando a todos para que visitem o referido educandário. Por fim, apontou que os estudantes ganham o transporte, lanches e almoço durante as aulas e discorreu, ainda, como funcionam os três momentos de planejamento dos professores. Disse que a proposta também contempla viagens a campo para os estudantes.

    Logo após, os vereadores mirins fizeram uso da tribuna para seus pronunciamentos. Entre os assuntos abordados estavam bullying virtual, Movimento Maio Amarelo e o projeto Blumenau sem Pichação, incluindo as diferenças entre pichação e grafite. Durante a Ordem do Dia, os parlamentares mirins discutiram e votaram nos requerimentos de Nºs 54 a 59. Todos foram aprovados.

    Por fim, passou-se a leitura das respostas emitidas pelas autoridades e órgãos respectivos aos requerimentos de Nºs 3 e 14 de 2018, elaborados pelos vereadores mirins.

    A próxima sessão ordinária mirim acontecerá no dia 4 de junho, às 9 horas, no plenário do Poder Legislativo municipal.

    Requerimentos aprovados

    Requerimento Nº 54 – De autoria da vereadora mirim Laura Teixeira Sumensari, representante do Colégio Castelo. O documento pede a alteração do plantio de flores no jardim da rotatória do Leite Trevo, no bairro Água Verde, para flores perenes como azaleias, entre outras citadas.
    Requerimento Nº 55 – De autoria do vereador mirim Davi Nunes da Costa, representante da Escola de Educação Básica Professor Lothar Krieck. O documento pede a criação de uma campanha de palestras sobre o trânsito com profissionais desta área para o 2º ao 6º ano nas escolas da rede municipal.
    Requerimento Nº 56 – De autoria da vereadora mirim Natália Oliveira Pereira dos Santos, representante da Escola Barão do Rio Branco. O documento solicita a cobertura de buracos e a correção de irregularidades no asfalto da rua Amazonas, no bairro Garcia, próxima à Cooper Garcia.
    Requerimento Nº 57 – De autoria do vereador mirim Enzo Dutra Prezoto, representante do Colégio Sagrada Família. O documento pede a retirada das faixas de pedestres antigas, localizada no cruzamento da rua Sete de Setembro com a rua Padre Jacobs, no Centro, e fazer a pintura de uma nova faixa.
    Requerimento Nº 58 – De autoria do vereador mirim Enzo Dutra Prezoto, representante do Colégio Sagrada Família. O documento pede a proibição do estacionamento de veículos ao longo da rua Capitão Euclides de Castro, bem como promover o alargamento da calçada existente.
    Requerimento Nº 59 – De autoria da vereadora mirim Giovana Augusto Demarchi, representante do Colégio Bom Jesus Santo Antônio. O documento solicita o encaminhamento dos moradores de rua que se encontram embaixo da Ponte Governador Wilson Pedro Kleinübing (Ponte do Tamarindo) para o Abrigo Municipal de Blumenau (Amblu).

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Jessica de Morais | Imprensa CMB