Página principal
07-05-2018

Vereadores mirins aprovam seis requerimentos na sessão desta segunda-feira

  • sessao_mirim7maio18

    A Câmara Mirim de Blumenau realizou, na manhã desta segunda-feira (7), a quinta sessão ordinária da atual legislatura. A reunião, que aconteceu no plenário do Poder Legislativo municipal, contou com a presença da assistente social da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semudes), Nara Schramm, que ocupou a Tribuna Livre para divulgar sobre o serviço de Acolhimento em Família Acolhedora que foi lançado no fim de março e está sendo implantado no município.

    Nara informou que, atualmente, o município trabalhava com apenas uma das modalidades de medidas protetivas dadas às crianças e aos adolescentes quando são retirados de seus familiares, em razão de abandono ou cujas famílias ou responsáveis encontram-se impossibilitados de cumprir sua função, o chamado serviço de acolhimento institucional, onde recebem uma medida protetiva de acolhimento determinada pelo Poder Judiciário e ficam em abrigos e casas lares.

    Em relação ao novo serviço de acolhimento no município, a assistente social explicou que ele organiza o acolhimento de crianças e adolescentes de zero a 18 anos afastados do convício familiar. Portanto, necessitam temporariamente de um lar substituto que os acolha, ofereça carinho, amor, cuidado e proteção. “Esse serviço já existe em outros municípios e estados do país. Santa Catarina é o estado que mais tem o serviço de Acolhimento em Família Acolhedora. É importante divulgar e contamos com a participação de toda a sociedade civil”, expressou, observando que já foram e serão realizadas reuniões com diversas secretarias municipais para que todo o município esteja engajado e integrado nesta divulgação.

    Nara Schramm também informou que será realizado um encontro, no dia 14 de maio, às 19 horas, na Semudes, para prestar esclarecimentos com famílias que já manifestaram interesse e convidou os demais interessados. Na oportunidade também deixou alguns materiais de divulgação para os vereadores mirins distribuírem nos seus respectivos educandários. Para finalizar, apresentou um vídeo explicativo, mostrando o que é necessário para ser uma família acolhedora, como participar e também o contato (47) 33816641 para mais informações.

    Ainda durante a sessão, os vereadores mirins fizeram uso da tribuna para seus pronunciamentos. Entre os temas abordados estavam o Movimento Maio Amarelo, a depressão, o bullying, a importância da leitura e do ensino de línguas estrangeiras. Na Ordem do Dia, os parlamentares mirins discutiram e votaram nos requerimentos de Nºs 48 a 53. Todos foram aprovados. Em seguida foi feita a leitura das respostas emitidas pelo poder público e órgãos respectivos aos requerimentos de Nºs 12, 16, 17, 25, 28, 29 e 33 de 2018, que foram formulados pelos vereadores mirins.

    A próxima sessão ordinária está marcada para o dia 21 de maio, às 15 horas, no plenário da Câmara Municipal.

    Requerimentos aprovados:

    Requerimento Nº48 – De autoria da vereadora mirim Laura Teixeira Sumensari, representante do Colégio Castelo. O documento pede a disponibilização de mais horário de ônibus na linha nº 32.

    Requerimento Nº49 – De autoria da vereadora mirim Natália Oliveira Pereira dos Santos, representante da Escola Barão do Rio Branco. O documento pede o aumento do tempo de travessia do semáforo da faixa de pedestres existe entre as ruas Sete de Setembro e Nereu Ramos, principalmente nos horários de saída de estudantes.

    Requerimento Nº50 – De autoria da vereadora mirim Isadora Tomio, representante do Colégio Shalom. O documento pede a fiscalização e, se for o caso, a determinação da roçagem do mato que está invadindo a área da calçada localizada na rua Osasco, bairro Valparaíso, em frente ao nº 46.

    Requerimento Nº51 – De autoria da vereadora mirim Giovana Augusto Demarchi, representante do Colégio Bom Jesus Santo Antônio. O documento solicita a promoção, por meio da Fundação Cultural de Blumenau, a realização de sessões de cinema, quinzenais, para autistas, com iluminação leve e som mais baixo.

    Requerimento Nº52 – De autoria do vereador mirim Enzo Dutra Prezoto, representante do Colégio Sagrada Família. O documento pede a fiscalização e, se for o caso, a determinação da roçagem do mato que toma conta da calçada da rua Theodor Klein, altura do número 145.

    Requerimento Nº53 – De autoria do vereador mirim Enzo Dutra Prezoto, representante do Colégio Sagrada Família. O documento pede a aquisição de livros novos para a Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Jessica de Morais | Imprensa CMB