Página principal
03-04-2017

Vereadores mirins aprovam requerimentos e moção na terceira sessão ordinária do ano

  • sessao_mirim03abril17

    A Câmara Mirim de Blumenau realizou, na manhã desta segunda-feira (3), a terceira sessão ordinária da atual legislatura. A reunião, que aconteceu no plenário do Poder Legislativo, contou com as presenças do vereador Alexandre Matias (PSDB) e do policial civil aposentado Antônio Fernando das Neves Filho, que ocuparam a tribuna livre.

    Alexandre Matias expressou a satisfação de poder falar com os vereadores mirins. Lembrou que esta é a sua primeira legislatura como parlamentar da cidade. Lamentou que não pôde participar do Programa Vereador Mirim, pois foi instituído em 1999. Em outro momento, relatou as suas dificuldades, durante a campanha, diante do atual cenário político do país.

    “No pleito municipal do ano passado, foi difícil e traumático para todos os candidatos, principalmente para mim, ir às ruas para pedir o voto, devido ao descontentamento e descrédito da comunidade com a política. Eu tenho certeza que vocês são privilegiados de estarem aqui e de representarem as suas comunidades e escolas. É importante que o jovem tenha contato com a política, desde cedo, para serem formadores de opinião. Além disso, vocês terão conhecimento sobre os três poderes, a demanda de cada esfera, entre outros”, ressaltou, parabenizando os vereadores mirins por encarrarem este desafio e dar a sua contribuição para uma cidade melhor.

    O agente de polícia civil aposentado Antônio Fernando das Neves Filho, que faz parte da Comissão do Movimento Maio Amarelo em Blumenau, convidou os intrigantes da Câmara Mirim para Qualificação de Multiplicadores do movimento, que acontecerá nesta quarta e quinta-feira, das 8h às 11h30, no plenário da Câmara de Blumenau. Também estabeleceu o compromisso de os apresentar, exclusivamente, o histórico do movimento, tema que abordará no evento.

    Na ocasião, os vereadores mirins fizeram seus pronunciamentos na tribuna abordando temas como a segurança pública, o incentivo ao esporte, a importância da água, entre outros.

    Durante a Ordem do Dia, os parlamentares mirins discutiram e votaram os requerimentos de Nºs 10 a 19 e a moção de louvor de Nº 01. Todos os documentos foram aprovados.

    A próxima sessão mirim está agendada para o dia 17 de abril, a partir das 15h, no plenário da Câmara de Vereadores.

    Requerimentos aprovados
    Requerimento Nº 10 – De autoria da vereadora mirim Agatha Priscila Montibeler, representante da Escola Básica Municipal Professor Friedrich Karl Kemmelmeier. O documento pede a colocação de um portão eletrônico na entrada do seu educandário, localizado na Itoupava Central.
    Requerimento Nº 11 – De autoria da vereadora mirim Bárbara Albino Bennertz, representante do Colégio Castelo. O documento solicita a construção de um ponto de ônibus na rua 1º de Janeiro, na altura do número 1084, no bairro Itoupava Norte.
    Requerimento Nº 12 – De autoria do vereador mirim Gustavo Germano Boudort, representante da Escola Básica Municipal Annemarie Techentin. O documento solicita a reforma da quadra de esportes da sua escola.
    Requerimento Nº 13 – De autoria da vereadora mirim Gabriele Ramos Machado, representante da Escola Básica Municipal Professora Zulma Souza da Silva. O documento pede a cobertura da quadra de esportes do seu educandário.
    Requerimento Nº 14 – De autoria da vereadora mirim Ana Carolina Luciani Corrêa, representante da Escola Básica Municipal Machado de Assis. O documento pede providências no sentido de arrumar o calçamento ao lado do bueiro, próximo ao ginásio de esportes do seu educandário.
    Requerimento Nº 15 – De autoria do vereador mirim Thomas Otte Corrêa, representante da Escola Barão do Rio Branco. O documento pede providências no sentido de fechar um buraco existente na calçada da Avenida Presidente Castelo Branco, em frente à Estação Carlos Gomes (ponte de ônibus), e outros presentes na estrutura de concreto onde está apoiada a tampa de ferro da caixa de passagem, na esquina com a rua Professor José Ferreira da Silva.
    Requerimento Nº 16 – De autoria do vereador mirim Thomas Otte Corrêa, representante da Escola Barão do Rio Branco. O documento pede à Polícia Militar que retome o projeto Ronda-escola, com ronda nos períodos de pico, entre as maiores escolas e com mais casos de abordagens e problemas com drogas.
    Requerimento Nº 17 – De autoria da vereadora mirim Amanda Hillesheim Salm, representante da Escola Básica Municipal Professora Adelaide Starke. O documento solicita a aquisição de três cargas de areia para fazer a caixa de salto à distância no seu educandário.
    Requerimento Nº 18 – De autoria do vereador mirim Marco Antônio Dias da Silva, representante da Escola de Educação Básica Professor João Widemann. O documento pede a manutenção geral na Praça das Gaitas Hering, localizada na Rua São Paulo.
    Requerimento Nº 19 – De autoria do vereador mirim Bruno Ricardo Mahle, representante do Colégio Shalom. O documento pede o corte da grama existente nas laterais da calçada da Rua São Valentim, no bairro Itoupava Norte, ao lado do Mercado Sani.

    Moção aprovada
    Moção Nº 1 – De autoria da vereadora mirim Manuela Carl, representante da Escola de Educação Básica Coronel Pedro Christiano Feddersen. O documento solicita a expedição de moção de congratulação ao Grupo Folclórico Eintrachtvolkstanzgruppe, pela passagem dos seus 30 anos de fundação.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Jessica de Morais | CMB