Página principal
02-04-2018

Vereadores mirins aprovam nove requerimentos na terceira reunião ordinária do ano

  • mirins02abril18_2

    A Câmara Mirim de Blumenau realizou, na manhã desta segunda-feira (2), a terceira sessão ordinária da atual legislatura. A reunião, que contou com as presenças de 24 alunos do 7º ano da Escola Básica Municipal Professor João Joaquim Fronza, representada no Programa Vereador Mirim pela aluna Bethânia Dickmann, aconteceu no plenário do Poder Legislativo municipal.

    Na ocasião, o aluno da Escola de Ensino Básico Padre José Maurício, Lucas Prudêncio, ocupou a Tribuna Livre para apresentar o projeto de conscientização do uso da internet, “Paz Virtual”, que foi criado pelos estudantes e pela professora Regina de Andrade Rodrigues.

    O aluno recordou que o projeto iniciou em setembro do ano passado, quando a turma do 2º ano do Ensino Médio daquele educandário fez um debate sobre o Jogo da Baleia Azul e as suas consequências. “Na época, os 26 alunos ajudaram a fazer pesquisas de campo e levantar dados, juntamente com demais participações e apoiadores, sobre os desafios do Jogo da Baleia Azul no país e em outros locais do mundo”, apontou, acrescentando que a iniciativa também foca em outros temas como pedofilia, bullying na internet e notícias falsas.

    Logo após, os vereadores mirins fizeram uso da tribuna para seus pronunciamentos. Entre os temas abordados estavam a importância da música na vida das pessoas, a venda de bebidas alcoólicas para os que tem menos de 18 anos e importância da relação e interação entre escolas e sociedade.

    Durante a Ordem do Dia, os parlamentares mirins discutiram e votaram nos requerimentos de Nºs 30 a 38. Todos os documentos foram aprovados pelos estudantes.

    A próxima sessão ordinária está marcada para o dia 16 de abril, às 15 horas, no plenário da Câmara Municipal.

    Visita à Câmara
    Além de acompanharem a sessão mirim, os 24 alunos presentes da Escola Básica Municipal Professor João Joaquim Fronza fizeram uma visita coordenada pela Escola do Legislativo Fritz Müller, na qual conheceram alguns setores da Câmara Municipal. A diretora-adjunta da escola, Isabel Cristina Gonçalves, destacou a importância de os estudantes acompanharem e conheceram o trabalho da representante deles na Câmara Mirim. “Dessa forma, eles têm uma noção de como funciona o Poder Legislativo municipal e é a oportunidade de se sentirem incentivados para, futuramente, também entrarem neste caminho”, observou. Também ressaltou o resultado da participação dos jovens no programa. “É nítido o crescimento e a evolução deste aluno que participa, seja através da sua oratória, de saber se expressar na vida acadêmica e pessoal”, finalizou.

    Requerimentos aprovados

    Requerimento Nº 30 – De autoria do vereador mirim João Victor Burim, representante da Escola Básica Municipal Machado de Assis. O documento pede a realização de campanhas de Lacre Solidário para arrecadação de cadeiras de rodas nas escolas do município.
    Requerimento Nº 31- De autoria do vereador mirim Marlon Steinhenzer Neves, representante da Escola Básica Municipal Gustavo Richard. O documento pede a fiscalização da rua Domingos Manoel de Borba, em frente à sua escola, nos horários de entrada e saída das aulas nos períodos matutino e vespertino.
    Requerimento Nº 32 – De autoria da vereadora mirim Bethânia Dickmann, representante da Escola Básica Municipal Professor João Joaquim Fronza. O documento pede a emissão de autorização à sua escola para que a mesma possa fazer um mapeamento da demanda de analfabetos existentes naquela comunidade e em bairros próximos.
    Requerimento Nº 33 – De autoria da vereadora mirim Natália Oliveira Pereira dos Santos, representante da Escola Barão do Rio Branco. O documento solicita a fiscalização e, se for o caso, determinar a roçagem do excesso de vegetação (capim) no acostamento da rua Dr. Pedro Zimmermann, no bairro Itoupava Central.
    Requerimento Nº 34 – De autoria do vereador mirim Enzo Dutra Prezoto, representante do Colégio Sagrada Família. O documento pede a implantação de sinalização horizontal (faixa amarela) que indique e impeça o fechamento do cruzamento entre as ruas Sete de Setembro e Capitão Euclides de Castro.
    Requerimento Nº 35 – De autoria do vereador mirim Enzo Dutra Prezoto, representante do Colégio Sagrada Família. O documento pede a colocação de um redutor de velocidade para os veículos vindos da rua Marechal Floriano Peixoto, em frente ao número 1, no bairro Bom Retiro.
    Requerimento Nº 36 – De autoria da vereadora mirim Grace Gherman da Silva, representante da Escola de Educação Básica Professora Áurea Perpétua Gomes. O documento solicita a pavimentação da rua Paulo José Florêncio, no bairro Salto do Norte.
    Requerimento Nº 37 – De autoria da vereadora mirim Giovana Augusto Demarchi, representante Colégio Bom Jesus Santo Antônio. O documento pede a instalação de câmeras de vigilância e monitoramento no túnel da rua Sete de Setembro.
    Requerimento Nº 38 – De autoria do vereador mirim Davi Nunes da Costa, representante da Escola de Educação Básica Professor Lothar Krieck. O documento pede a criação de incentivos para que os proprietários dos imóveis façam adaptações em suas calçadas, adicionando piso tátil para deficientes visuais e rampas para cadeirantes.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Jessica de Morais | Imprensa CMB