Página principal
17-04-2018

Vereadores mirins aprovam nove requerimentos na sessão ordinária desta segunda-feira

  • mirins16abril2018

    A Câmara Mirim de Blumenau realizou, na tarde desta segunda-feira (16), a quarta sessão ordinária da Legislatura de 2018. A reunião, que aconteceu no plenário da Casa Legislativa, contou com a presença da secretária municipal de Educação, Patrícia Lueders, que fez uso da Tribuna Livre. A diretora geral da pasta, Marilete de Souza, também esteve presente na plateia, assim como demais participantes da comunidade.

    A secretária Patrícia Lueders destacou os 19 anos de desenvolvimento do Programa Vereador Mirim no município. Apontou que, ao longo deste período, 276 alunos de escolas públicas municipais participaram da Câmara Mirim. Salientou que objetivo da Secretaria é atender a todos os estudantes de Blumenau, independentemente se são alunos de escolas públicas ou particulares.
    Em outro momento, Patrícia lembrou das indicações que recebe dos vereadores mirins, pedindo melhorias para os seus educandários e comunidade. “Eu recebo os pedidos de vocês e sempre converso com a minha equipe. Vocês têm um olhar inocente, diferenciado do adulto, que muitas vezes não consegue perceber o que vocês conseguem. O problema existe, seja pequeno ou grande, e procuramos resolver nos colocando no lugar do outro. Vocês são procurados por suas comunidades, muitas vezes não vão conseguir resolver tudo, mas ouçam com atenção, com humildade e seriedade e se coloquem no lugar do outro”, aconselhou, sugerindo aos vereadores mirins a também não deixarem ninguém ficar sem resposta.

    Por fim, ela fez uma reflexão da crise política na sociedade atual. Salientou que as pessoas estão descrentes em relação a política pública partidária, mas apontou a necessidade de o ser humano fazer política diariamente. “Isso quer dizer ter o conhecimento da legislação, ir atrás dos nossos direitos. Esse programa oportuniza isso. Quem sabe também, num futuro próximo, vocês sigam o caminho como vereadores e levem este olhar novo, esta mudança que a política pública do país precisa”.

    Logo após a manifestação da secretária municipal, os vereadores fizeram uso da tribuna para os seus pronunciamentos. Durante a Ordem do Dia, os parlamentares mirins discutiram e votaram nos requerimentos de Nºs 39 a 47. Todos foram aprovados.

    Por fim, passou-se a leitura das respostas emitidas pelas autoridades e órgãos respectivos dos requerimentos de Nºs 5,8,10 e 11 de 2018, que foram formulados pelos vereadores mirins.

    A próxima sessão ordinária está marcada para o dia 7 de maio, às 9 horas, no plenário da Câmara Municipal.

    Requerimentos aprovados

    Requerimento Nº 39 – De autoria da vereadora mirim Laura Teixeira Sumensari, representante do Colégio Castelo. O documento pede criação de um cronograma de roçagem nas calçadas e áreas não construídas nas ruas Denis Peschke, Caetano Deeke de Figueiredo e Manyr Pofahl, no bairro Água Verde.

    Requerimento Nº 40 – De autoria da vereadora mirim Giovana Silva Mendes de Azevedo, representante da Escola Básica Municipal Annemarie Techentin. O documento pede a construção de uma academia ao ar livre para os residentes no bairro Passo Manso.

    Requerimento Nº 41- De autoria do vereador mirim Marlon Steinhenzer Neves, representante da Escola Básica Municipal Gustavo Richard. O documento solicita a colocação de uma placa de trânsito chamando atenção para o cuidado ao trafegar pela rua onde está localizada a sua escola. Também pede a implantação de uma lombada física próxima ao educandário.

    Requerimento Nº 42 – De autoria da vereadora mirim Natália Oliveira Pereira dos Santos, representante da Escola Barão do Rio Branco. O documento pede a repintura da faixa de pedestres, localizada no cruzamento da rua Dos Inconfidentes com a rua Floriano Peixoto, no bairro Bom Retiro.

    Requerimento Nº 43 – De autoria da vereadora mirim Bethânia Dickmann, representante da Escola Básica Municipal Professor João Joaquim Fronza. O documento solicita a construção de uma biblioteca ao ar livre próxima ao seu educandário, como feito próximo ao Hospital Dia do Pulmão, no bairro Itoupava Seca.

    Requerimento Nº 44 – De autoria da vereadora mirim Giovana Augusto Demarchi, representante do Colégio Bom Jesus Santo Antônio. O documento pede a promoção de aulas mensais nas escolas para turmas a partir do 7º ano, abordando temas políticos e a administração na vida em sociedade.

    Requerimento Nº 45 – De autoria do vereador mirim Davi Nunes da Costa, representante da Escola de Educação Básica Professor Lothar Krieck. O documento pede a colocação de um guarda de trânsito na rua Gustavo Poepper, em frente a sua escola para garantir mais segurança aos alunos.

    Requerimento Nº 46 – De autoria do vereador mirim Enzo Dutra Prezoto, representante do Colégio Sagrada Família. O documento pede a instalação de câmeras de segurança na Escola Básica Municipal Patrícia Helena F. Pegorim.

    Requerimento Nº 47 – De autoria do vereador mirim Enzo Dutra Prezoto, representante do Colégio Sagrada Família. O documento solicita a inclusão de mais horários de ônibus nas linhas 10,12,30,300 e 904.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Jessica de Morais | Imprensa CMB