Página principal
20-03-2018

Vereadores mirins aprovam 15 requerimentos na segunda sessão ordinária do ano

  • sessao_mirim19marco2018

    A Câmara de Vereadores Mirins realizou, na tarde desta segunda-feira (19), a segunda sessão ordinária da atual legislatura. O primeiro tenente da Polícia Militar, Felipe Aragão e as arquitetas e urbanistas Amanda Tiedt e Fabíola Cordeiro, idealizadoras do Projeto Cultural “Arquitetura e Cidade para Crianças”, utilizaram o espaço da Tribuna Livre. A sessão, que aconteceu no plenário da Câmara Municipal, contou ainda com as presenças dos alunos do 8º e 9º ano da Escola de Educação Básica Júlia Lopes de Almeida, da ex-vereador mirim da Legislatura de 2014, Felipe Butzke Dallacorte, e da ex-vereadora mirim da Legislatura de 2005, Ana Carolina Alves, dentre outros presentes na plateia.

    Ao ocupar a tribuna, o primeiro tenente da Polícia Militar, Felipe Aragão, discorreu sobre o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que completou 20 anos de trajetória em Santa Catarina na última sexta-feira, dia 16 de março. Conforme o tenente, durante este período, mais de 1 milhão 343 mil crianças e adolescentes se formaram no Estado, sendo aproximadamente 25% de toda a população catarinense. O Proerd nasceu em 1983, sendo fruto de uma parceria entre uma professora americana e o departamento de Polícia de Los Angeles. Atualmente, se faz presente em 58 países e está atuando em todos os estados do Brasil. O esforço da Polícia Militar, da escola e da família é o que movimenta este programa no país.

    Também ocuparam a tribuna livre as arquitetas Amanda Tiedt e Fabíola Cordeiro que apresentaram o Projeto Cultural “Arquitetura e Cidade para Crianças”, do qual são as idealizadoras. O projeto foi patrocinado pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau. Elas explicaram que o projeto consiste na realização de oficinas culturais educativas com experiências lúdicas e multidisciplinares, para reconectar as crianças com a cidade e democratizar o acesso ao patrimônio cultural edificado.

    Logo após as manifestações na tribuna livre, os vereadores mirins fizeram uso da tribuna para seus pronunciamentos. Durante a Ordem do Dia foram colocados em discussão e votação os requerimentos de nºs 14, 15, 16, 17, 18, 19, 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27, 28 e 29. Todos foram aprovados. O de Nº 20 foi retirado pelo autor.

    A próxima sessão ordinária está marcada para o dia 2 abril, às 9 horas, no Plenário.

    Requerimentos aprovados

    Requerimento Nº 14 – De autoria da vereadora mirim Laura Teixeira Sumensari, representante do Colégio Castelo. O documento pede que, quando se aproximar uma greve do transporte público, a prefeitura promova a ampla divulgação com cartazes nos ônibus, jornais e redes sociais, dias ou horas antes, quando já se tem data específica.
    Requerimento Nº 15 – De autoria da vereadora mirim Laura Teixeira Sumensari, representante do Colégio Castelo. O documento pede a colocação de agentes de trânsito nos horários de pico na rua Florânia, na Velha Central, em frente ao Colégio Castelo e à Escola Básica Municipal Professora Zulma Souza da Silva.
    Requerimento Nº 16 – De autoria da vereadora mirim Giovana Silva Mendes de Azevedo, representante da Escola Básica Municipal Annemarie Techentin. O documento pede a colocação de uma faixa elevada para a travessia de pedestres na rua Johann Hadlich, no acesso para a rua Josephina Rausch, no bairro Passo Manso.
    Requerimento Nº 17 – De autoria do vereador mirim Marlon Steinhenzer Neves, representante da Escola Básica Municipal Gustavo Richard. O documento solicita a construção de um ginásio fechado ou revitalizar a quadra de esportes localizada em frente à sua escola, no bairro Nova Esperança.
    Requerimento Nº 18 – De autoria da vereadora mirim Natália Oliveira Pereira dos Santos, representante da Escola Barão do Rio Branco. O documento pede a melhoria da manutenção e limpeza da praça Alberto Liesenberg, localizada na Itoupava Central.
    Requerimento Nº 19 – De autoria da vereadora mirim Isadora Tomio, representante do Colégio Shalom. O documento pede a revitalização da praça da Fonte Luminosa, colocando aparelhos de ginástica.
    Requerimento Nº 21 – De autoria do vereador mirim Enzo Dutra Prezoto, representante do Colégio Sagrada Família. O documento pede que se aumente em 5 segundos o tempo para travessia de pedestres no semáforo localizado na rua Sete de Setembro, número 915, no Centro, em frente ao Colégio Sagrada Família.
    Requerimento Nº 22 – De autoria da vereadora mirim Giovana Augusto Demarchi, representante Colégio Bom Jesus Santo Antônio. O documento solicita a fiscalização e, se for o caso, determinar a construção de calçadas na rua Eclair Martins da Silva, mais conhecida como Vereador Romário da Conceição Badia, bairro Fortaleza.
    Requerimento Nº 23 – De autoria do vereador mirim Davi Nunes da Costa, representante da Escola de Educação Básica Professor Lothar Krieck. O documento solicita a fiscalização e, se for o caso, determinar a construção dos trechos que faltam das calçadas da rua Dona Emma.
    Requerimento Nº 24 – De autoria da vereadora mirim Grace Gherman da Silva, representante da Escola de Educação Básica Professora Áurea Perpétua Gomes. O documento pede a fiscalização e, se for o caso, determinar a construção/reforma das calçadas da rua Marechal Rondon, localizada no bairro Salto do Norte.
    Requerimento Nº 25 – De autoria do vereador mirim Vitor Augusto Diehl, representante da Escola de Educação Básica Júlia Lopes de Almeida. O documento pede a instalação de uma faixa elevada para travessia de pedestres em frente a sua escola, localizada na rua Venezuela, número 127, no bairro Ponta Aguda.
    Requerimento Nº 26 – De autoria do vereador mirim João Victor Burim, representante da Escola Básica Municipal Machado de Assis. O documento solicita a promoção de palestras de higiene bucal nas escolas públicas de Blumenau.
    Requerimento Nº 27 – De autoria do vereador mirim João Victor Burim, representante da Escola Básica Municipal Machado de Assis. O documento pede a revitalização da praça existente entre as ruas Lois Lucas e Luisa Lucas.
    Requerimento Nº 28 – De autoria da vereadora mirim Haynara Saturno de Moraes, representante da Escola Básica Municipal Professor Rodolfo Hollenweger. O documento pede o fechamento da quadra de esportes da sua escola, localizada na rua Hermannn Lange, no bairro Fidélis.
    Requerimento Nº 29 – De autoria da vereadora mirim Haynara Saturno de Moraes, representante da Escola Básica Municipal Professor Rodolfo Hollenweger. O documento solicita a construção de uma cobertura para o corredor existente no trajeto entre a sede da sua escola e a quadra de esportes do educandário.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Jessica de Morais | Imprensa CMB