Página principal
30-07-2018

Vereadores mirins aprovam 13 requerimentos durante sessão e são convidados a participarem de eventos na cidade

  • mirins30julho18

    A Câmara Mirim de Blumenau realizou, na manhã desta segunda-feira (30), a décima sessão ordinária desta legislatura. A reunião, que aconteceu no plenário, contou com as presenças do coordenador municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Givanildo Trindade, e da conselheira em aleitamento materno do Programa de Atenção Materno Infantil (PAMI) da Universidade Regional de Blumenau (Furb), Jamili da Costa. Ambos utilizaram a Tribuna Livre durante a sessão.

    Na oportunidade, Givanildo Trindade divulgou a 8ª Conferência Mirim municipal, que será realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social de Blumenau, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, no dia 14 de setembro, no bloco J da Furb. A programação inicia às 7h30 e segue até as 17 horas. O tema deste ano será a proteção integral, diversidade e enfrentamento das violências. “O objetivo da conferência é mobilizar a todos, crianças e adolescentes e comunidade em geral, para que o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente possa ser fortalecido”, explicou, acrescentando que os participantes serão as escolas das redes municipal e particular de ensino, a Pró-Família e a sociedade civil.

    Ele informou que nesta conferência vão ser tratados cinco eixos, sendo eles: garantia do direito e políticas públicas integradas e de inclusão social; prevenção e enfrentamento da violência contra a criança e adolescente; orçamento e financiamento das políticas para criança e adolescentes; participação, comunicação social e protagonismo de crianças e adolescentes e espaço de gestão e controle social das políticas públicas de crianças e adolescentes.

    “Esses eixos vão ser levados como proposta de discussão nesta conferência e todas as propostas que forem levantadas neste dia serão levadas, posteriormente, para conferência municipal, que deve ocorrer em novembro”, apontou, convocando os vereadores mirins e suas respectivas escolas a estarem presentes.
    A conselheira em aleitamento materno do Programa de Atenção Materno Infantil (PAMI) da Universidade Regional de Blumenau (Furb), Jamili da Costa, usou a tribuna para divulgar a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) em Blumenau, que acontecerá entre os dias 1º a 7 de agosto, em decorrência do Agosto Dourado, a cor remete ao valor inestimável da promoção do aleitamento materno. A semana é celebrada em todo o mundo nesse mesmo período. O tema deste ano será “Amamentação é a base da vida”.

    Segundo Jamili, a semana visa a promoção, a proteção e o incentivo à prática da amamentação como algo natural, necessário e vital para o ser humano. “Foi lançada pela Aliança Mundial para Ação em Amamentação em 1992, com o objetivo de dar visibilidade para a amamentação, incentivando todos os grupos do mundo a trabalhar o tema e a colocá-lo na mídia para ampla divulgação”, apontou.

    A programação da semana na cidade contará com palestras, rodas de conversa, oficinas e apresentações culturais que apontam para o valor da amamentação. A semana terá as participações de profissionais e especialistas da saúde e de diversas áreas. Ela convidou os parlamentares mirins, suas famílias, suas respectivas escolas e comunidade em geral para participarem das atividades gratuitas, que acontecerão às 15h, às 17h e às 19h, no segundo piso do Shopping Park Europeu.

    Apontou que a Organização Mundial da Saúde recomenda o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida e até dois anos ou mais como complemento. “Uma criança que é amamentada exclusivamente nos seis primeiros meses de vida é muito menos suscetível a infecções, problemas respiratórios e outros problemas de saúde, precisando de muito menos medicamentos. O leite materno tem sido considerado um alimento padrão ouro, ou seja, o mais perfeito e completo alimento para o bebê, suprindo todas as necessidades de um recém-nascido. Nenhum outro leite, produzido por qualquer outro animal ou pela indústria, jamais conseguirá igualar-se ou sequer tornar-se parecido com esse alimento precioso e único”, ressaltou.

    Por fim, ela destacou a divulgação desta semana para a conscientização da importância deste ato. Também insistiu para as mães que estão esperando os seus bebês ou já estão amamentando continuem com o aleitamento materno. Aconselhou que, se tiverem dificuldades, procurem ajuda de especialistas ou o Banco de Leite Humano.

    Logo após, os vereadores mirins fizeram seus discursos na tribuna. Entre os assuntos que foram abordados estavam os benefícios e malefícios do uso da internet e do computador, a importância das hortas escolares e jardins pedagógicos, sobre marketing pessoal e também sobre o Dia do Amigo.
    Durante a Ordem do Dia, os parlamentares mirins discutiram e votaram nos requerimentos de Nºs 85 a 97. Todos os documentos foram aprovados.

    Por fim, passou-se à leitura das respostas aos requerimentos de Nºs 02, 18, 46, 47 e 49 de 2018, que foram formulados pelos vereadores mirins e emitidas pelas autoridades e órgãos respectivos.

    A próxima sessão mirim está agenda para o dia 13 de agosto, às 15 horas, no plenário da Câmara de Vereadores.

    Requerimentos aprovados:

    Requerimento N° 85 – De autoria da vereadora mirim Laura Teixeira Sumensari, representante do Colégio Castelo. O documento pede a colocação de uma faixa elevada no começo da Rua Florânia, no bairro da Velha.
    Requerimento N°86 – De autoria do vereador mirim João Victor Burim, representante da Escola Básica Municipal Machado de Assis. O documento pede a construção de rampas de acesso para deficientes físicos na sua escola.
    Requerimento N°87 – De autoria da vereadora mirim Isadora Tomio, representante do Colégio Shalom. O documento pede a aquisição de novas obras de literatura infantil para o Centro de Educação Infantil Professora Martinha Regis Moretto.
    Requerimento N°88 – De autoria da vereadora mirim Isadora Tomio, representante do Colégio Shalom. O documento pede o conserto do asfalto da rua Progresso, na altura do número 5360, no bairro Progresso, nas proximidades do Carioca Futebol Society.
    Requerimento N°89 – De autoria da vereadora mirim Joana Odwazny, representante da Escola de Educação Básica Coronel Pedro Christiano Feddersen. O documento pede o envio de novos materiais esportivos para as escolas Willy Müller, Erich Klabunde, Ella Eichstadt e Frederico Sievert, localizadas na Vila Itoupava.
    Requerimento Nº 90 – De autoria da vereadora mirim Bethânia Dickmann, representante Escola Básica Municipal Professor João Joaquim Fronza. O documento pede a aquisição de sementes de hortaliças e flores, bem como terra adubada para o ajardinamento e a criação de hortas nos espaços da Escola Básica Municipal Professor João Joaquim Fronza, localizada na rua Phillipp Bauler, n° 1391, bairro Itoupavazinha.
    Requerimento N°91 – De autoria da vereadora mirim Bethânia Dickmann, representante Escola Básica Municipal Professor João Joaquim Fronza. O documento pede a aquisição de novas redes de proteção para a quadra de esportes da E. B. M. Professor João Joaquim Fronza, localizada na rua Phillipp Bauler, n° 1391, bairro Itoupavazinha.
    Requerimento N°92 – De autoria do vereador mirim Enzo Dutra Prezoto, representante do Colégio Sagrada Família. O documento solicita a fiscalização e, se for o caso, determinar a construção de calçadas no Bairro Ponta Aguda, Avenida Brasil, entre os números 444 e 460.
    Requerimento N°93 – De autoria do vereador mirim Enzo Dutra Prezoto, representante do Colégio Sagrada Família. O documento solicita a fiscalização e, se for o caso, determinar o conserto dos passeios públicos, localizados na Rua República Argentina, no bairro Ponta Aguda, na altura do número 444.
    Requerimento Nº94 – De autoria do vereador mirim Enzo Dutra Prezoto, representante do Colégio Sagrada Família. O documento pede a construção de uma rotatória no cruzamento das ruas José Reuter, Harry Brehmer e Franz Muller, no Bairro Velha Central, próximo ao Terminal da Velha.
    Requerimento N°95 – De autoria da vereadora mirim Giovana Augusto Demarchi, representante do Colégio Bom Jesus Santo Antônio. O documento pede a fiscalização e, se for o caso, determinar providências quanto ao saneamento básico da Rua Raul Deeke, no bairro da Velha.
    Requerimento N°96 – De autoria da vereadora mirim Giovana Augusto Demarchi, representante do Colégio Bom Jesus Santo Antônio. O documento pede a implantação de câmaras de segurança ao redor da E.B.M Professora Zulma Souza da Silva.
    Requerimento N° 97 – De autoria da vereadora mirim Natália Oliveira Pereira dos Santos, representante da Escola Barão do Rio Branco. O documento solicita a colocação de rampa para cadeirantes nas extremidades da faixa de pedestres, localizada em frente ao Hospital Santa Isabel, Rua Marechal Floriano Peixoto, n° 300, no Bairro Centro.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Rafael Carrasco | Imprensa CMB