Página principal
29-11-2013

Vereadores Mirins 2014 participam de reunião preparatória para diplomação

  • vereadoresmirins

    Os vereadores da Câmara Mirim de Blumenau para a legislatura 2014 participaram de uma reunião preparatória na tarde desta sexta-feira (29) na sala de reuniões do Plenário. Na ocasião, 13 parlamentares mirins receberam orientações sobre os requisitos para a diplomação – que deve ocorrer em 10 de dezembro –, como serão as sessões e de que maneira devem preparar os discursos e requerimentos.

     

    As orientações foram passadas pela chefe da divisão do Legislativo Mirim, Raquel Morcelli, que garante que a turma está animada para o início dos trabalhos. O vereador mirim Thomas Philip Starucka, da Escola Básica Municipal Professora Zulma Souza da Silva, foi eleito para o primeiro mandato e está entusiasmado com a oportunidade. “Ficamos contentes em saber que faremos um curso de oratória na Furb e vamos aplicar os conhecimentos na Câmara, pois tudo isso contribui com nosso aprendizado e principalmente com nosso futuro”, avaliou.   

     

    Eleição

    Os 15 vereadores mirins para a legislatura do próximo ano foram eleitos no dia 8 de novembro. O processo eleitoral contou com o envolvimento de 25 escolas do município, 17 da rede municipal, cinco da estadual e três da particular. Candidataram-se 108 estudantes de quinta à oitava séries e 6.181 alunos participaram da votação. Os nomes foram escolhidos levando em consideração a proporcionalidade do número de votantes de cada escola. 

    Pioneirismo

    Blumenau é pioneira no Brasil na criação da Câmara Mirim, que tem como objetivo despertar a consciência da cidadania e a responsabilidade com valores sociais, éticos e culturais da comunidade. O Parlamento Jovem oportuniza ao estudante inteirar-se das questões políticas e entender o papel e a relação dos poderes constituídos.

    A Câmara Mirim se reúne duas vezes por mês em sessões ordinárias, onde os pequenos parlamentares apresentam requerimentos e indicações que são encaminhados aos órgãos públicos para as devidas providências e sugerem projetos de lei. Os mirins também realizam sessões itinerantes, geralmente em escolas.

     

    Foto: Renan Olaz/Agência Câmarablu

    Fonte: Assessoria de Imprensa