Página principal
22-08-2013

Vereadores expressam posição sobre a federalização da FURB

  • verearfurbfalando

    Os vereadores se solidarizaram com a luta do Comitê Pró-federalização e falaram da importância do ensino superior gratuito para a região.

    Para o vereador Jens Mantau (PSDB), o debate foi um momento muito rico, de muitos esclarecimentos que comprovaram que a luta pela federalização da FURB não pode terminar. Disse que o campus da UFSC ofertará 500 vagas, mas que a região precisa de mais 14,5 mil para atender a comunidade. “Então precisamos continuar a luta, reunindo estas 15 mil vozes, que indiretamente somam 45 mil, se contarmos com os pais dos estudantes”, ressaltou. Disse que a mobilização deve ser regional e que irá fazer contato com o deputado federal Marcos Tebaldi (PSDB/SC) para que mobilize todos os políticos de Santa Catarina em Brasília. “De todas as formas vamos continuar lutando para chegar à vitória”.

    O vereador Cezar Cim (PP) disse que quem cursa uma universidade paga é vítima duas vezes do custo. “O estudante tem que passar necessidades para pagar os estudos e ainda, por meio dos tributos, paga por aqueles que estudam nas universidades públicas”, comentou, afirmando que por isso defende uma universidade federal em cada esquina.

    Disse que quando um cidadão presta concurso e não é aprovado, o problema é dele, mas quando não pode fazer um concurso porque não tem diploma que o cargo exige, aí o problema é da “elite canalha”. Ressaltou que pelos estudantes da FURB, que passam por necessidades, assim como ele um dia também passou, para concretizar o sonho de ter um diploma no ensino superior, é solidário ao Comitê Pró-federalização.

    O vereador Adriano Pereira (PT), considerou que das audiências públicas que a Câmara realizou e que vai realizar, esta seja uma das mais importantes, porque discute a educação. “A educação faz falta e por isso ainda temos falta de tantas outras coisas”. Ele disse que representava uma das regiões mais carentes de Blumenau, o bairro Velha Grande, e que dificilmente o sonho do ensino superior iria se tornar realidade para os estudantes daquele bairro. “Sei das dificuldades daquelas pessoas e que por mais que labutem dia e noite poderão custear os estudos na universidade para os seus filhos, se não for gratuito. Por isso precisamos continuar sonhando juntos e unir forças para que uma universidade federal se torne realidade no nosso município”

    O vereador Ivan Naatz (PDT) disse que todos deveriam pedir desculpas às 32 mil pessoas que participaram do plebiscito realizado pelo Comitê, no início de suas atividades, e pediram pela federalização da FURB. “O Comitê fez tudo o que pôde, mas nós, a classe política, foi incompetente”. Para ele a comunidade não deve se iludir com o “puxadinho da UFSC”, referindo-se ao campus que virá para Blumenau. “Eu rejeito, Blumenau não merece isso”, criticou, assinalando que “não podemos sair deste processo sem culpar os governos, deputados federais, estaduais, senadores, de todos os partido”.

    Foto: Denner William | Agência CamaraBlu

    Fonte: Assessoria de Imprensa