Página principal
31-07-2015

Vereadores aprovam Dia Municipal do Atirador Desportivo

  • mataprov3

    Na sessão desta sexta-feira (31) os vereadores aprovaram em segunda votação o Projeto de Lei nº 6.867, de autoria do Vereador Robinsom Soares, que institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Blumenau, o Dia Municipal do Atirador Desportivo, a ser comemorado, anualmente, no dia 3 de agosto.

    A matéria, que ainda será votada em redação final, tem como objetivo reconhecer oficialmente a importância para a consagração e a consolidação do esporte brasileiro, dos atletas praticantes de tiro desportivo.

    A primeira medalha de ouro conquistada pelo Brasil em competições olímpicas foi na disputa do tiro desportivo – na modalidade Revolver/masculino – em 03 de agosto de 1920, durante as Olimpíadas de Antuérpia, por Guilherme Paraense, tenente do Exército Brasileiro que foi à Bélgica, por conta própria, com mais sete companheiros de equipe.

    Os Clubes de Caça e Tiro são tradicionais em Blumenau e remetem à história dos primeiros colonizadores que, ao chegar em terra estrangeira, recorreram à caça como meio de subsistência. As armas também eram usadas para proteção das propriedades e famílias, mas com o tempo o tiro se tornou uma prática esportiva. Os clubes também assumiram um caráter cultural importante, promovendo e regatando as tradições dos primeiros habitantes da Colônia.

    Nos Clubes de Caça e Tiro de Blumenau são realizadas, periodicamente, festividades como a Festa do Colono, do Rei e da Rainha do Tiro, além de competições como as Olimpíadas entre os clubes. Entre as modalidades praticadas estão tiro, bocha, bolão, canastra, futebol, voleibol, basquete, dominó e danças folclóricas.

    Aprovados em segunda votação:

    Projeto de Lei nº 6.861 e uma emenda, de autoria do Vereador Marcos da Rosa, que institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Blumenau o Dia da Educação Profissional, a ser comemorado, anualmente, no dia 23 de setembro.

    Projeto de Lei nº 6.863 de autoria do Vereador Fábio Fiedler, que denomina de ‘Praça Maria Matilde dos Santos‘, praça pública localizada no bairro Velha.

    Requerimentos e Moções

    Na sessão desta sexta-feira (31) foram aprovados oito requerimentos e nove moções.

    Requerimentos e Moções

    DO VEREADOR IVAN NAATZ:

    Nº 962/2015 – ao Tribunal de Contas de Santa Catarina, TCE – SC, que forneça cópia do processo abaixo especificado: Nº de Processo: LCC 08/00140117; Tipo: LCC – Processo Licitatório. Nº de Protocolo: 14559/2007 14559. Ano Protocolo: 2007. Unidade Gestora: Prefeitura Municipal de Blumenau. Assunto: Processo Licitatório – Concorrência Pública nº 03/018-07 – Concessão para exploração e prestação dos serviços de transporte público coletivo urbano de passageiros. Nome Relator: Cleber Muniz Gavi. Lotação Atual: Gab. Cons. Luiz Eduardo Cherem. Finalidade: Devolução. Situação: Retirado de Pauta – Vistas – art. 214 do RI. Grupo: III. Obs.: caso não seja possível a entrega da cópia dos autos, requer pela expedição de certidão narrativa dos autos.

    Nº 963/2015 – ao Executivo Municipal – SETERB, que responda ao seguinte pedido de informações: O diretor de trânsito, Lúcio Rafael Beckauser, é sócio de empresa de autoescola em Blumenau, em especial a Auto Escola Itoupava Central e a Auto Escola Passo Manso?

    Nº 969/2015 – junto ao Executivo Municipal – Secretaria Municipal de Obras – SEMOB, que responda ao seguinte pedido de informação: Quando será concluída a pavimentação da Rua Hermann Barthel, no Bairro Velha Central?

    DO VEREADOR JENS JUERGEN MANTAU:

    Nº 966/2015 – à Celesc para verificar energia fraca na Rua Alwin Mueller, no Bairro Vila Itoupava.

    Nº 967/2015 – ao 10º Batalhão de Polícia Militar para que faça rondas policiais na Rua Henrique Conrad, às 17h e às 19h, no Distrito Vila Itoupava.

    DO VEREADOR MARCO ANTÔNIO WANROWSKY:

    Nº 961/2015 – votos de congratulações, com expedição de diploma, à atleta Bárbara Santos, da Equipe Coelho Jiu-Jitsu e da Academia Brother’s Fight Team, pela conquista do título de CAMPEÃ MUNDIAL da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo, na categoria faixa branca, 17 anos, Feminina.

    DO VEREADOR VANDERLEI PAULO DE OLIVEIRA:

    Nº 965/2015 – à Celesc para que revise a rede de energia elétrica na extensão da Rua Paulo Liesenberg (rua do lixão), Bairro Vila Itoupava. Justificativa: existe risco em virtude de as árvores estarem muito próximas, causando transtornos aos moradores.

    Nº 973/2015 – ao Executivo Municipal (SEMUS) para que responda ao seguinte pedido de informações: Qual a data prevista para o atendimento do paciente, conforme documentos anexos? Justificativa: o presente requerimento tem por finalidade cumprir deveres e exercer direitos (latu sensu) de Mandatário, consubstanciados na Constituição Federal, especialmente (Art. 5º, XXXIII, 29, XI, 37, 49, X); Lei Orgânica do Município (Art. 15, XI e XII) e Regimento Interno da Câmara.

    Moções

    DO VEREADOR VANDERLEI PAULO DE OLIVEIRA:

    Nº 121/2015 – moção de apelo para que o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde, os Conselhos Municipais de Saúde e o Conselho Estadual de Saúde, intervenham onde e como for necessário, visando evitar centralização do SAMU (proposta pelo Secretário Estadual da Saúde), mas sim a sequência na luta pelas melhorias e ampliação (material e pessoal) do Sistema em SC; dando ao mesmo o valor que tem como direito, evitando que seja tratado como mercadoria, o que se denota, quando se propõe a redução dos investimentos. Tudo isto em respeito aos princípios do SUS e das deliberações das Conferências Municipais e Estadual de Saúde.

    Nº 122/2015 –  moção de apelo ao Governador do Estado de SC, Excelentíssimo Sr. Raimundo Colombo, no sentido de que determine a permanência dos Serviços de Diagnóstico e Tratamento da malária, aqui na 15ª GERSA, em virtude da importância para a vida e segurança em nossa região.

    Nº 123/2015 – moção de apelo ao Secretário Estadual da Saúde, no sentido de que articule a permanência dos Serviços de Diagnóstico e Tratamento da malária, aqui na 15ª GERSA, em virtude da importância para a vida e segurança em nossa região.

    Nº 124/2015 – moção de apelo ao Prefeito Municipal de Blumenau, no sentido de que articule a permanência dos Serviços de Diagnóstico e Tratamento da malária, aqui na 15ª GERSA, em virtude da importância para a vida e segurança em nossa região.

    Nº 125/2015 – moção de apelo ao Conselho Estadual de Saúde, no sentido de que articule a permanência dos Serviços de Diagnóstico e Tratamento da malária, aqui na 15ª GERSA, em virtude da importância para a vida e segurança em nossa região.

    Nº 126/2015 – moção de apelo ao prefeito Presidente da AMMVI, no sentido de que articule a permanência dos Serviços de Diagnóstico e Tratamento da malária, aqui na 15ª GERSA, em virtude da importância para a vida e segurança em nossa região.

    Nº 127/2015 – moção de apelo ao Presidente da Comissão de Saúde da ALESC, no sentido de que articule a permanência dos Serviços de Diagnóstico e Tratamento da malária, aqui na 15ª GERSA, em virtude da importância para a vida e segurança em nossa região.

    Nº 128/2015 – moção de apelo – URGENTÍSSIMA –  ao Congresso Nacional, com cópias aos líderes de Partidos, para que não acatem o veto presidencial, apresentado ao PLC 28/2015, por se tratar de direito adquirido dos trabalhadores e trabalhadoras da Justiça brasileira, prejudicados pela não recomposição salarial em determinado período, o que corrói o poder aquisitivo, além de causar sérias inseguranças a estes e estas que prestam relevante serviço à pátria.

    Foto: Vivian Persuhn | CMB

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB