Página principal
05-09-2013

Vereadores apresentam emendas ao projeto sobre traje típico germânico

  • oktober2013

    Os vereadores Adriano Pereira (PT) e Fábio Fiedler (PSD) apresentaram emendas ao projeto de lei que dispõe sobre o acesso de pessoas vestidas com trajes típicos aos eventos culturais promovidos pela Prefeitura. O petista sugere que em alguns dias da semana a entrada seja gratuita, e não com desconto de 50% como prevê a proposta do governo.

    Já Fiedler propõe que seja cobrada meia-entrada para quem estiver trajado com roupas germânicas apenas aos sábados. Nos outros dias de Oktoberfest, a entrada estaria liberada para todos vestidos com traje típico.

    O Projeto de Lei Nº 6444/13, de autoria do Executivo, concede desconto de 50% às pessoas trajadas com roupas germânicas em eventos culturais festivos, quando realizados em recintos fechados e promovidos pela Prefeitura. As características que configurarão o traje típico, para efeitos da lei, serão definidas com a Fundação Promotora de Exposições de Blumenau (Proeb) e Fundação Cultural de Blumenau.

    Adriano Pereira disse que o objetivo é dar mais opções para as pessoas irem à festa com traje típico, preservando assim a cultura típica alemã em Blumenau. “A sugestão é de que nos dias de menos movimento o desconto seja de 100%, incentivando as pessoas irem nessas datas”, explicou, afirmando que o projeto do Executivo é “muito rígido”. “Queremos um meio termo, que seja bom para o Município e para a comunidade”, completou.

    Fiedler justificou a proposta lembrando a assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta, entre o Parque Vila Germânica e o Ministério Público, que prevê o controle do sistema de segurança e a limitação do público a, no máximo, 37.704 pessoas por dia na 30ª Oktoberfest. “Considerando os dados da 29ª Oktoberfest, nota-se que apenas em duas ocasiões foi ultrapassado o limite de público imposto pelo TAC, sendo as duas no sábado”, informou.

    Em agosto, o projeto recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara e deve ir para a votação no plenário nas próximas sessões.

     

    Imagem: Intercity Hotéis

    Fonte: Assessoria de Imprensa

    Fonte: Assessoria de Imprensa