Página principal
03-12-2014

Vereador Veneza faz projeto para orientação de atividades físicas dos idosos

  • bannerveneza

    A chegada da aposentadoria representa, para muitas pessoas, também a diminuição das atividades que exigem muito do corpo. No entanto, deixar de trabalhar não pode ser desculpa para dar cabo aos exercícios. Para incentivar os idosos a se movimentarem, a Prefeitura instalou diversas academias de ginástica ao ar livre. Mas, para o vereador Antônio Veneza (PSD), além de disponibilizar os equipamentos, o Executivo deve criar um Programa de Orientação às Atividades Físicas dos Idosos.

     
    Já tramita na Câmara projeto, de autoria do parlamentar pessedista, com esta finalidade. Conforme o documento, o programa poderá contar com estagiários e profissionais de Educação Física. Para tal, a administração pública poderá firmar parcerias com universidades e associações multidisciplinares.
     
    Para Veneza, as atividades físicas estão diretamente relacionadas à qualidade de vida na terceira idade, principalmente no que diz respeito a prevenção de doenças cardíacas, uma das maiores causas de mortes no mundo. “Entre as principais razões para o desenvolvimento desse problema estão a má alimentação, estresse e sedentarismo, tidos como comportamentos típicos da sociedade contemporânea”, aponta.
     
    O parlamentar ressalta que o pedido foi feito pela comunidade, principalmente pelas pessoas que frequentam as academias localizadas no Parque Ramiro Ruediger, Beira Rio, Itoupava Central e Bom Retiro.
     
    Além de atuarem na prevenção de problemas cardíacos, as atividades físicas contribuem para a melhoria da capacidade funcional dos idosos. 
     
     
    Foto: Renan Olaz | Agência Camarablu
    Fonte: Assessoria de Imprensa CamaraBlu