Página principal
03-09-2013

Vereador Robinsom Soares repudia proposta de extinção das Apaes – 03/09/2013

  • DSC_1659

    O vereador Robinsom Soares, O Robinho (PSD), lamentou a proposta do governo federal de extinguir as unidades das Apaes e levar os alunos especiais para as escolas regulares. Informou que a proposta está incluída no Plano Nacional de Educação, que tramita no Congresso. O parlamentar adiantou que vai apresentar uma moção de repúdio à extinção das Apaes e aproveitou para pedir o apoio dos colegas à moção. 

    “É ideia do governo de levar os alunos das Apaes para as escolas regulares é boa, já que está se pensando na inclusão deles. Mas um absurdo extinguir as Apaes, porque elas desenvolvem um atendimento especial a estas pessoas especiais. As escolas regulares não estão preparadas para atender os portadores de necessidades especiais”, argumentou Robinho. 

    O parlamentar lembrou da sessão itinerante da Câmara de Vereadores realizada no mês passado na sede da Apaes de Blumenau. “Vimos o quanto é importante o trabalho desenvolvido pelas Apaes. Nos últimos anos, a expectativa de vida desses alunos aumentou muito e a qualidade de vida também”, informou, acrescentando que o deputado Onofre Agostini (PSD) apresentou uma emenda ao Plano Nacional de Educação, mantendo as Apaes. 

    Em aparte, o vereador Màrio Hildebrandt (PSD) disse que a sociedade precisa se mobilizar para cobrar do Congresso a não-aprovação da proposta de extinguir as Apaes. 

    Em outro momento, Robinho anunciou que a Prefeitura prometeu responder até a próxima quinta-feira (5) os requerimentos do vereador. Entre estes requerimentos está o que pede informação sobre a demanda de vagas em creches na cidade. Afirmou que várias regiões de Blumenau necessitam de creches. “A partir das respostas da Prefeitura, podemos abrir uma discussão nesta Casa para colocar esse tema tão importante na pauta da cidade”, justificou. 

    Robinho disse ainda que tem informações que o governo municipal está acabando com os berçários para criar vagas de creches. “Não podemos excluir uma faixa etária para atender outra”, alertou.

    Foto:  Denner William|Agência CamaraBlu

    Fonte: Assessoria de Imprensa