Página principal
18-02-2015

Vereador Oldemar Becker visita lanchonete que disponibiliza cardápios em braile

  • cardapio em braile becker

    Em cumprimento ao Projeto de Lei nº 6694/14, de autoria do vereador Oldemar Becker (PPS) vários estabelecimentos de Blumenau já começam a disponibilizar cardápios em braile aos clientes. O projeto de lei aprovado no fim de 2014, determina o uso de sistema de leitura nos cardápios dos estabelecimentos de alimentação com objetivo de beneficiar os deficientes visuais.

    Para a estudante da ACEVALI – Associação de Cegos do Vale do Itajaí, Suelen de Souza, o cumprimento da lei é uma questão de inclusão social e respeito por parte dos empresários da cidade. “É importante que restaurantes e lanchonetes cumpram a lei, afinal nós também pagamos impostos, temos direito de ir e vir e frequentar lugares que gostamos”, salientou.

    O descumprimento da lei sujeitará o infrator ao pagamento de multa, no valor de R$ 250, podendo chegar até R$ 1 mil em caso de reincidências. Suelen que aprova a iniciativa, acredita que por se tratar de uma lei punitiva, a ideia não deva cair no esquecimento. “Vamos continuar cobrando para que outros os estabelecimentos do município disponibilizem os cardápios para os deficientes visuais”, ressaltou.

    Para o vereador Becker o projeto é importante para proporcionar a inclusão social. “Alguns empresários do município já perceberam a importância da lei e implantaram os cardápios em seus estabelecimentos. A partir de agora os deficientes visuais poderão fazer seus pedidos consultando o cardápio e isso é uma conquista. Temos certeza que em breve muitos outros estabelecimentos também irão aderir”, destacou o vereador.

    A professora de braile e informática da ACEVALI, Camila Marmitt, ressalta o sentido do projeto. “Uma situação que é vista como simples pela sociedade se transforma em algo muito importante para os deficientes visuais. Significa a autonomia do cidadão de ser atendido de forma igualitária”, ressalta. Camila reforça que a ACEVALI está à disposição dos empresários do município que tiverem interesse em produzir os cardápios em braile para os seus estabelecimentos.

    A entidade está localizada na rua Londrina, 30, na Velha. O telefone para contato é o (47) 3328-4796.

    Foto: Renan Olaz | CMB

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB