Página principal
13-02-2014

Vereador Marcelo Lanzarin volta a defender discussão sobre uma região metropolitana de saúde 13/02/14

  • IMG_8283

    O vereador Marcelo Lanzarin (PSD) lembrou que Blumenau não está sozinha no contexto de saúde, e não é mais possível discutir as questões somente voltadas para o município. “Blumenau é uma cidade polo, é referência regional em muitas especialidades e atende até 53 municípios do entorno”, frisou.

    Para ele, a cidade não tem mais capacidade instalada para atender os moradores dos municípios próximos, por isso é necessário discutir as questões de saúde de forma ampliada, no mínimo, regionalmente.

    O parlamentar apontou que vários hospitais de cidades do entorno têm estrutura que, se bem vocacionada, pode atender plenamente a toda região, caso os centros de saúde fossem integrados. “Poderíamos dividir as especialidades e direcionar os procedimentos de média complexidade para hospitais como de Gaspar e Timbó. Os hospitais Santo Antônio e Santa Isabel poderiam focar em atendimentos de alta complexidade”, sugeriu.

    O vereador salientou a importância da discussão da questão de forma ampliada, para evitar o que ele classificou como erro: o município resolver as questões apenas da sua população sem levar em consideração a demanda das cidades vizinhas.

    Em outro momento, Lanzarin comentou sobre a recente inauguração do ambulatório da Furb, localizado na região Norte da cidade. “Essa estrutura também precisa ser vocacionada. É um projeto audacioso que poderia se especializar no atendimento a traumas, discussão que já foi iniciada e precisa ser retomada”, sustentou, complementando que o ambulatório fica próximo à BR-470, que mesmo estando em obras para duplicação, ainda deve fazer vítimas. “O deslocamento pode significar uma vida”, justificou.

    Pediu ainda ao Seterb e ao Consórcio Siga a realização de um estudo para viabilizar novos horários de ônibus que partem do Terminal Fortaleza em direção ao ambulatório da Furb. Os novos horários poderão atender o grande número de pessoas que buscam atendimento no local e encontram dificuldades por conta dos horários esparsos. 

    Foto: Renan Olaz | Agência CamaraBlu 

    Fonte: Assessoria de Imprensa