Página principal
16-04-2014

Vereador Marcelo Lanzarin defende plano de carreira e estatuto para servidores da saúde

  • lanzarin

    O plano de carreira e a elaboração de um estatuto para os servidores da saúde é uma luta antiga do vereador Marcelo Lanzarin (PSD), que é médico. Na semana passada, mais um passo foi dado para garantir os direitos desses trabalhadores. O vereador esteve com os colegas parlamentares Zeca Bombeiro (SDD) e Marco Antonio Wanrowsky (PSDB) em uma reunião com a secretária de Saúde Maria Regina Soar e com representantes dos servidores da área para tratar do tema. Na ocasião, ficou definido que serão mantidos os encaminhamentos em torno do estatuto e do plano de carreira e que todo trabalho e discussão feitos por anos serão aproveitados.

    Para Lanzarin, essa ação é extremamente importante, pois é preciso criar as condições favoráveis para que os servidores possam ter uma remuneração digna. “Não é uma discussão simples, é complexa. Iniciamos essa discussão em 2009, e acredito que esteja na hora de aproveitar esse momento para trabalhar a lógica da meritocracia também no serviço público”, defende, justificando que o modelo atual valoriza o mau servidor, e o funcionário esforçado se desestimula.

    O vereador ainda ressalta que o Ministério da Saúde traz o plano de carreira como uma das demandas relacionadas ao Pacto de Gestão da Saúde. “Ou seja, o próprio Ministério identifica isso como uma necessidade. Nossos recursos advém do Ministério da Saúde, assim como os governos Estadual e Municipal. Temos todas as prerrogativas pra defender que o servidor da saúde tenha seu plano de carreira”.

    Ele acrescenta que com a elaboração do plano e do estatuto, será possível enquadrar adequadamente alguns servidores. “Poderemos sanar situações relacionadas aos agentes administrativos, motoristas e auxiliares de serviços gerais, que possuem particularidades no Sistema Único de Saúde (SUS) e não são contemplados em seus direitos porque são inseridos dentro do quadro geral de servidores da Prefeitura”, destaca.

    Foto: Renan Olaz | Agência CamaraBlu

    Fonte: Assessoria de Imprensa CamaraBlu