Página principal
04-02-2014

Vereador Marcelo Lanzarin defende discussão de uma região metropolitana de saúde

  • lanzarin

    O vereador Marcelo Lanzarin (PSD) defendeu que haja uma discussão ampla sobre a saúde pública na região do Vale do Itajaí. Ele destacou sua preocupação com a possibilidade de fechamento do pronto-socorro do Hospital de Gaspar. “O fechamento irá refletir na superlotação dos hospitais em Blumenau, que já não tem estrutura para atender a demanda local”, sustentou.
     
    Para o parlamentar, Blumenau é um município de referência em saúde que atende toda a região, por isso as soluções precisam ser discutidas de maneira ampla, com os municípios vizinhos. “Blumenau precisa se vocacionar no atendimento de alta complexidade, e dividir a responsabilidade com os municípios vizinhos, encaminhando atendimentos de média complexidade, ampliando e garantindo o acesso à saúde a toda a população”, sugeriu.
     
    Também ressaltou a importância da elaboração e discussão do plano de carreira específico para os servidores municipais da saúde. Lembrou que há divergências em relação a essa questão, mas reforçou que há prerrogativa para a discussão, pois o Ministério da Saúde o plano de carreira isso como uma das diretrizes para o Sistema Único da Saúde (SUS).
     
    Em outro momento, Lanzarin afirmou que ficou surpreso com o anúncio do Governo Federal que criará 1300 vagas nos cursos de medicina no país, sendo apenas 300 em instituições públicas. “Infelizmente não é etilizando a formação que vamos resolver o problema da saúde pública no país, pois sabemos que os profissionais das instituições privadas não são os que se dedicam à população carente”, criticou.
     
    Foto: Renan Olaz | Agência CamaraBlu
     
    Fonte: Assessoria de Imprensa