Página principal
21-03-2014

Vereador Jefferson Forest propõe adoção do “Protocolo de Manchester” na saúde pública de Blumenau

  • protocolo_de_manchester_hospital_vita

    Tramita na Câmara de Vereadores projeto que dispõe sobre o tempo de espera para atendimento médico aos pacientes nos hospitais públicos e privados do município. A proposta é do vereador Jefferson Forest (PT) que apresentou uma emenda ao projeto, determinando a adoção em Blumenau do Protocolo de Manchester, sistema que classifica o atendimento levando em consideração o grau de gravidade e o tempo de espera recomendado para cada caso.

    O vereador Jefferson explica que apresentou o projeto em razão dos últimos fatos ocorridos no Hospital Santo Antônio e nas unidades da rede municipal de Saúde no último ano. Neste período quatro crianças morreram e a suspeita é de negligência no atendimento. Três casos acabaram em ações judiciais.

    O Protocolo de Manchester realiza uma triagem para priorizar o atendimento ao paciente, após breve avaliação do quadro clínico do doente, realizado por um profissional de Saúde”, explica Forest, destacando que o sistema vem sendo adotado em vários países.

    Pelo Protocolo o atendimento é feito com base na identificação de pulseiras coloridas. A cor vermelha indica emergência e neste caso o paciente é atendido imediatamente. A pulseira de cor laranja identifica um atendimento muito urgente e o tempo de espera pode ser apenas de 10 minutos. O paciente que receber uma pulseira amarela precisa de avaliação, mas tem condições de aguardar até uma hora para ser atendido. A cor verde indica que o caso é pouco urgente, ainda exige atendimento médico, que pode ser feito ambulatório e pode demorar até 120 minutos. A pulseira de cor azul mostra que o atendimento não é urgente e o poderá ser feito em até 240 minutos.

    Jefferson Forest acredita que a proposta vai revolucionar o atendimento na rede de Saúde de Blumenau, trazendo benefícios ao cidadão e aos profissionais de Saúde, bem como à organização dos prontos-socorros e das unidades de saúde.

    Foto: Renan Olaz | Agência CamaraBLu

    Fonte: Assessoria de Imprensa CamaraBLu