Página principal
13-02-2014

Vereador Jefferson Forest pede suspensão das aulas na rede municipal

  • forest 2

    Blumenau registrou nas últimas semanas temperaturas na média de 40 graus. Para o vereador Jefferson Forest (PT), está é uma das maiores ondas de calor da história da cidade. Por este motivo, apresentou requerimento na sessão de terça-feira (12) solicitando que a Secretaria de Educação suspenda as aulas nas escolas municipais e creches que não possuírem sistema de ar climatizado.
      
    Conforme o parlamentar, o papel do Legislativo é cobrar ações do Executivo. “Não podemos tapar o sol com a peneira. Culpar o passado por tudo. Nosso papel é cobrar pra que o governo resolva o problema. Não podemos deixar crianças e servidores numa condição insalubre na sala de aula”.
      
    Para o presidente da Câmara, Vanderlei de Oliveira (PT), os relatórios dos Conselhos Tutelares, entregues ao governo passado, já traziam recomendações em relação ao sistema de ar nas escolas. “Eles fizeram um belíssimo trabalho no sentido de buscar melhorias. A estrutura governamental passada simplesmente ignorou. Não devemos nos preocupar somente com as escolas municipais. Deveríamos ampliar para as estaduais, que também estão um caos”. O parlamentar disse que, em breve, fará um requerimento pedindo audiência pública para discutir a situação da educação pública no estado.
     
     
    O vereador Adriano Pereira (PT) concordou com a ampliação da discussão também às escolas estaduais. “Aqui em Blumenau sofremos ainda mais com o calor. Percorri algumas escolas e Centros de Educação Infantil onde não tem esta melhoria. E vejo as crianças sofrendo, agoniadas. O bem-estar reflete na qualidade da educação. Não dá para nós termos ar-condicionado e as crianças e professores não”.
     
     Marcelo Lanzarin (PSD) também comentou o assunto. Disse que é preciso ter um olhar atento às crianças, mas também aos servidores que trabalham nas unidades de saúde. “Alguns vereadores ocupam a tribuna e falam como se o ar-condicionado tivesse sido inventado há quatro anos. Esquecem que o governo deles também passou por aqui e não fez planejamento para estas ações”.
      
    O líder do governo, Marco Antônio Wanrowsky (PSDB), falou sobre a possível necessidade de rever a instalação elétrica das escolas para instalação dos aparelhos. Acrescentou que a preocupação é pertinente, mas que o prefeito Napoleão Bernardes (PSDB) e a secretária municipal de Educação, Helenice Luchetta, já estão trabalhando nesta questão. “Já começou o planejamento elétrico em alguns educandários e outras já receberam os aparelhos”.
     
     Foto: Renan Olaz | Agência CamaraBlu
     
    Fonte: Assessoria de Imprensa