Página principal
08-05-2014

Vereador Ivan Naatz destaca dados do IBGE sobre Blumenau 08/05/14

  • IMG_0199

    O vereador Ivan Naatz (PDT) lembrou do pronunciamento que fez na última sessão ordinária e dos dados que trouxe sobre o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), a geração de empregos e qualidade de vida em Blumenau. Disse que refletiu a respeito. “Em 1980 a cidade tinha o melhor IDH de Santa Catarina. Em 2014, passamos para 7ª posição. Nós precisamos refletir sobre isso”, convocou.

    Divulgou dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, que aponta Blumenau com a maior distorção de salários do Estado. “Enquanto os trabalhadores do bairro Jardim Blumenau têm uma média salarial de R$ 4mil 900 os do bairro da Velha Grande ganham R$580, dez vezes menos”, disse, acrescentando que o número de pessoas que vivem abaixo do índice de pobreza na cidade é de 23 mil, cerca de 7% da população.

    Apesar disso, o pedetista informou que é o município com mais oferta de empregos de Santa Catarina. “Se geramos mais empregos, deveríamos gerar mais riquezas. São dados que convergem. Dessa forma criamos empregos suburbanos. Não temos uma política de valorização do salário. É uma cidade de mão de obra barata”, criticou, acrescentando que deve existir uma reflexão sobre o futuro e as melhorias dessas condições.

    Por fim, Naatz informou que a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) fez uma homenagem aos 50 anos da Universidade Regional de Blumenau (Furb). A iniciativa partiu do deputado estadual Jean Kuhlmann (PSD). “Gostaria que o parlamentar trouxesse melhorias para Blumenau e não homenagens”.

    Foto:  Renan Olaz | Agência CamaraBlu

    Fonte: Assessoria de Imprensa CamaraBlu