Página principal
24-09-2013

Vereador Fábio Fiedler compara enchente de 2008 e de 2013 24/09/2013

  • DSC_1637

    Segundo o vereador Fábio Fiedler (PSD), cada evento climático tem  características próprias. Ressaltou que as dificuldades enfrentadas durante a enchente de 2008 foram bem maiores que as de agora. Na época, Blumenau não vivia situação semelhante há mais de 20 anos. Lembrou que, além disso, uma única calamidade reuniu enchente, enxurrada e deslizamento.

    Fiedler discordou dos críticos que dizem que desde então não se evoluiu nos sistemas de prevenção. “De 2008 para cá tivemos mais de cinco simulados de enchente trabalhando em toda a cidade. Isto mostra como é importante termos o livreto explicando esta questão e a comunidade envolvida nesta questão”, destacou.

    O parlamentar salientou ainda a redefinição dos abrigos e operação deles, comandada pelo secretário de Desenvolvimento Social, Marco Antônio Wanrowsky. “De forma competente, esta equipe conseguiu estabelecer 36 abrigos. Muitos nem utilizados, mas preparados para atender a população, caso precisasse”, frisou, lembrando da parceria com a Furb, que permitiu que todos os cálculos de enchente da cidade fossem revistos.

    “O Projeto Jica também tem sido muito importante. Já executou reformas de barragens e alertou para a necessidade de aumentar as barragens”, informou, lembrando que a Câmara aprovou recursos para desassoreamento, contenção e dragagem, com recursos do governo federal, dos ribeirões Velha e Garcia.

    “Além disso, hoje o Samae tem uma estrutura que permite a captação de água até 14 metros de enchente. Todas as comportas foram testadas e utilizadas pela primeira vez com êxito”, garantiu, afirmando que quem fala que não foi feito coisa alguma de 2008 para cá está mal informado. “Coisas para melhorar ainda temos, com certeza. Temos que dar passos adiantes, mas muito já foi feito”, completou.

    Fiedler também destacou o trabalho da imprensa, citando a TV Legislativa e a TV Galega. “Fiquei, como blumenauense, muito feliz por estas transmissões. Deram um exemplo de trabalho pela comunidade”, completou.

     

     

    Foto: Denner William | Agência Camarablu

    Fonte: Assessoria de Imprensa